Está aí o encontro Benfica e FC Porto, o clássico dos clássicos do futebol português. Um embate que pode arrumar definitivamente as contas do campeonato, já que os encarnados dispõem de uma vantagem de 10 pontos sobre o rival a sete jornadas do final.

Para a equipa orientada por Roger Schmidt um empate pode ser suficiente para colocar praticamente 'uma pedra' no que à discussão do título diz respeito. Ao FC Porto importa manter a honra, num terreno em que os dragões têm sido felizes, mas sobretudo somar os três pontos para manter à distância SC Braga e Sporting (já mais longe dessa disputa) na luta pelo segundo lugar.

Momento das duas equipas

O Benfica é a equipa, e não seria de espantar, em melhor forma neste momento na I Liga. Nos últimos 11 jogos, os encarnados só não venceram o Sporting em casa (2-2). Em caso de triunfo frente ao FC Porto, o conjunto orientado Roger Schmidt chega às 11 vitórias seguidas.

Na última partida para o campeonato, as águias venceram o Rio Ave em Vila do Conde por 1-0.

No que diz respeito às partidas em casa para o campeonato, o Benfica venceu os últimos quatro jogos - no jogo anterior a essa série empatou com o Sporting em casa (2-2) - depois dos triunfos frente a Casa Pia, Boavista, Famalicão e Vitória de Guimarães. Frente aos vimaranenses, os encarnados golearam por 5-1.

Já o FC Porto vem de uma vitória pela margem mínima frente ao Portimonense por 1-0. O percurso dos dragões tem sido marcado por alguma irregularidade. No últimos cinco jogos, os dragões somaram três vitórias, um empate (frente ao SC Braga) e um derrota (frente ao Gil Vicente).

Histórico de confrontos

É certo que o Benfica continua a ter mais vitórias em casa do que o FC Porto, mas os últimos anos têm sido paradigmáticos em relação ao crescimento dos portistas. As águias somaram apenas quatro vitórias nas últimas 21 partidas em jogos do campeonato na Luz. No total, em 88 partidas, o Benfica conta com 43 vitórias, o FC Porto 18 e há ainda 27 empates.

Neste século, o FC Porto somou nove vitórias e oito empates. A águias venceram quatro partidas apenas, em 2005/06, 2009/10, 2013/14 e 2018/19, sempre pela margem mínima, com exceção de 2014, ano em que as águias triunfaram com golos de Rodrigo e Garay.

Impressionante é a recuperação do FC Porto, já que o portistas venceram tanto, em nova ocasiões, como em todos os anos anteriores, a partir da época de 1934/35.

Confrontos entre Sérgio Conceição e Roger Schmidt e Sérgio Conceição vs Benfica

O alemão Roger Schmidt venceu o único duelo com o FC Porto, na primeira volta da I Liga 2022/23, e, com esse triunfo, acabou com uma série de nove jogos de Sérgio Conceição sem perder face aos encarnados.

O treinador que comandada os ‘azuis e brancos’ desde 2017/18 chegou ao encontro da 10.ª ronda à procura de somar um 10.º embate consecutivo a ‘pontuar’ face às ‘águias, depois de sete vitórias e dois embates, mas perdeu por 1-0.

No Estádio do Dragão, em 21 de outubro de 2022, um golo de Rafa, aos 72 minutos, decidiu a favor do estreante Roger Schmidt, num jogo marcado pela expulsão do médio portista Stephen Eustáquio, por acumulação de amarelos, logo aos 27.

Sérgio Conceição, que acabou expulso após o final do encontro, perdeu essa ‘batalha’, mas ainda comanda a ‘guerra’, graças aos plenos de triunfos de 2019/20 e 2021/22, época em que o FC Porto selou o 30.º título em plena Luz, com um triunfo por 1-0.

No total dos 25 duelos com os ‘encarnados’, ao comando de FC Porto, mas também por Olhanense, Académica, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães, contabiliza mais uma vitória (11 contra 10) e também mais um golo marcado (28 contra 27).

O que dizem os treinadores

Roger Schmidt, treinador do Benfica: "Espero um grande jogo, o primeiro contra o segundo classificado. É um jogo grande entre duas equipas com muita qualidade. Estamos todos desejosos de jogar. Vamos tentar ao máximo fazer o nosso melhor e vencer. Tivemos uma boa semana, os jogadores estão muito bem, concentrados e felizes. Sabemos que podemos esperar um adversário de muita qualidade mas estamos muito confiantes. Já fizemos muitos jogos em casa esta temporada e estamos concentrados no que temos de fazer em campo."

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "Os jogos são todos decisivos e ganham essa força a partir do momento em que ficam a faltar sete depois deste. Se ganharmos na Luz e perdermos o jogo a seguir, ficará difícil na mesma. São jogos de seis pontos. Podemos sair do Estádio da Luz com menos 13 ou a sete do Benfica, ou com a mesma diferença, como estamos agora. O que queremos é ganhar o jogo e somar três pontos importantes e não deixar que o adversário os ganhe."

Arbitragem

O árbitro Artur Soares Dias vai dirigir o 'clássico' entre Benfica e FC Porto, da 27.ª jornada da I Liga portuguesa, na sexta-feira.

Soares Dias, de 43 anos, da Associação de Futebol do Porto, vai ser auxiliado pelos árbitros assistentes Paulo Soares e Pedro Ribeiro, enquanto as funções de videárbitro (VAR) ficarão a cargo de Luís Godinho.

O Benfica lidera o campeonato, com 71 pontos, e o FC Porto é segundo classificado, com 61. As duas equipas defrontam-se a partir das 18:00 desta sexta-feira, no Estádio da Luz.

Já sabe que, muitos destes jogos, também pode acompanhar, AO MINUTO, aqui no SAPO Desporto!