O voo da Águia vai diretamente dos milhões da Liga dos Campeões para o Caldeirão do Marítimo, na Madeira.

O futebol português tem-nos mostrado uma velha máxima: a ressaca de Champions e a dificuldade em mudar o chip europeu para as provas internas muitas vezes acaba por causar uma rasteira aos ditos grandes no regresso do campeonato. Apesar de este ser o pior Marítimo dos últimos anos, uma visita ao Caldeirão é sempre uma dor de cabeça para qualquer equipa.

Benfica desloca-se assim ao terreno dos Insulares este domingo às 18h, em jogo a contar para a 24ª jornada do campeonato. Na teoria, será uma das deslocações mais complicadas nesta reta final de temporada, em que os encarnados procuram manter a liderança confortável face ao FC Porto. O Marítimo, por sua vez, está aflito na fuga aos lugares de descida com o atual 16º lugar, o antepenúltimo da tabela.

Schmidt parecia não contar, à partida, com grandes dores de cabeça para o encontro.Draxler e Ristic eram apontados como únicas ausências confirmadas por lesão. Ainda assim, de acordo com o jornal A Bola, Rafa é baixa de última hora por estar a contas com uma gripe.

José Gomes já tem mais com que se preocupar. Diogo Mendes também poderá ser baixa por lesão, enquanto que Rafael Brito não pode jogar por estar emprestado pelos encarnados. Val Soares cumpre castigo pela acumulação de cartões amarelos.

A história é claramente favorável às Águias

Esta é a segunda edição de um confronto entre Benfica e Marítimo na presente temporada. Na sétima jornada, em jogo disputado no Estádio da Luz, houve goleada dos encarnados por 5-0, perfazendo o 85º confronto entre os dois emblemas. Na história, ficam 58 vitórias do SL Benfica, 17 empates e 10 triunfos do Marítimo, num registo que mostra uma supremacia dos lisboetas.

No confronto direto recente, destaque para as oito vitórias em dez jogos das Águias, que agora procuram manter o registo favorável.

Ainda assim, no Caldeirão, a história pregou mais rasteiras. Em jogos do campeonato, foi em casa que o Marítimo conseguiu praticamente todas as vitórias (9 em 10). O Benfica também se ficou pelo empate por 13 ocasiões e triunfou 20 vezes.

De referir ainda que a maior goleada dos encarnados no Caldeirão foi em 2008/29 com um 6-0.

Momento de forma é reflexo da tabela classificativa

Os últimos jogos refletem precisamente aquilo que tem de ser um percurso oposto das duas equipas. O Marítimo vem de duas derrotas em três jogos e o Benfica de três triunfos.

Nos Insulares, a deslocação ao terreno do Portimonense ditou uma derrota por 2-1, enquanto que o mais recente embate na casa do Gil Vicente resultou também num 2-0 desfavorável à equipa. Pelo meio, apenas um triunfo por 3-1 na receção ao também aflito Santa Clara.

Do lado do Benfica, não há muito para contar. Os encarnados mantém o registo vitorioso desde há cinco jogos - a contar com a Europa - depois da eliminação na Taça de Portugal frente ao SC Braga. O último jogo foi para a Liga dos Campeões e terminou com uma goleada na Luz imposta ao Club Brugge (5-1), que confirmou o apuramento para os quartos de final. Antes, o campeonato manteve o habitual registo com uma vitória por 2-0 no terreno do Vizela e o mesmo resultado na receção ao Famalicão.

O que dizem os treinadores

José Gomes, treinador do Marítimo: "Espero que seja um grande jogo de futebol, com duas grandes equipas a quererem jogar o máximo que puderem o seu futebol e com uma terceira equipa a ajuizar corretamente, que eu sei que vai acontecer"

Roger Schmidt, treinador do Benfica: "As duas equipas precisam dos três pontos. O Marítimo está numa situação difícil na I Liga, está a lutar para se manter. O Marítimo demonstrou nas últimas semanas que pode jogar um bom futebol, sobretudo nos jogos em casa. São bravos e têm boa posse de bola. Vai ser um teste difícil para nós."

Marítimo e Benfica defrontam-se este domingo a partir das 18h com arbitragem de Fábio Veríssimo, auxiliado por Pedro Martins e Hugo Marques. O 4.º árbitro será Flávio Lima, enquanto que no VAR estará André Narciso, assistido por Paulo Brás. Acompanhe o jogo, AO MINUTO, aqui!

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.