O FC Porto recebe este sábado, às 18:00, o Paços de Ferreira no Estádio do Dragão. Depois de uma importante vitória europeia que garantiu o primeiro lugar do grupo na Liga dos Campeões, os dragões voltam às competições internas e esperam retomar o caminho das vitórias após o empate nos Açores.

Já o Paços de Ferreira continua a sua travessia no deserto em busca da primeira vitória. Os pacenses são últimos classificados do campeonato com apenas dois pontos somados. Depois da derrota caseira diante do Marítimo, a equipa de José Mota tem agora a visita a um reduto de onde nunca saíram com os três pontos.

Momento de forma das equipas

O FC Porto chega de uma vitória na Liga dos Campeões diante do Atlético de Madrid por 2-1; com esse triunfo chegaram os tão-importantes milhões e também o primeiro lugar do grupo, a juntar a uma exibição de muita qualidade que deverá ter aumentado significativamente os índices anímicos do plantel azul-e-branco.

Contudo, no fim-de-semana anterior, os dragões não foram além de um empate a um golo em casa do Santa Clara, constituindo assim o segundo jogo consecutivo sem vencer para o campeonato. A igualdade em S.Miguel levou à perda do segundo lugar e deixou a equipa portista a oito pontos da liderança.

Quanto ao Paços de Ferreira, a equipa continua no fundo da tabela, sendo até agora a única formação da Primeira Liga que ainda não venceu, em onze jornadas disputadas. Os 'castores' levam três derrotas consecutivas nos últimos cinco jogos do campeonato, num total de 9 desaires até ao momento. Na última ronda os pacenses perderam em casa por 0-1 diante do Marítimo, adversário direto na luta pela manutenção.

Histórico de confrontos

Para além de um adversário de peso, o Paços de Ferreira terá também de defrontar a história. Com efeito, os pacenses não apresentam uma cronologia positiva aquando das visitas ao FC Porto. Assim, e em 23 jogos a contar para o campeonato, os dragões contam com 20 vitórias, contra apenas três empates.

A última vez que o Paços de Ferreira levou pontos do Dragão foi na temporada 2010/2011. Na 29ª jornada os pacenses, treinados por Rui Vitória, arrancaram um empate a três golos diante do FC Porto de André Villas-Boas, muito graças a grande exibição de Pizzi que, com um 'hat-trick' garantiu o empate aos visitantes.

Desde então seguiram-se dez vitórias do dragão, a mais expressiva das quais na temporada 2018/2019. Aí o FC Porto goleou os castores por 6-1, graças a dois golos de Marega e aos de Ricardo Pereira, Jesús Corona, Felipe e Aboubakar.

O que dizem os treinadores

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "A classificação não nos diz muito. É um jogo contra um clube que tem feito épocas atrás épocas na I Liga. É um clube com qualidade, sendo que não está a atravessar um bom momento. A troca da equipa técnica espelha a nossa dificuldade para nós em olhar para o jogo. Não podemos adivinhar qual será o comportamento tático do Paços"

José Mota, treinador do Paços de Ferreira: "Nunca vencemos no Dragão e foi sempre difícil jogar lá. A mim, compete-me fazer com que o Paços de Ferreira seja uma equipa digna, dispute todos os lances e, nos momentos em que nos for permitido, saibamos dividir o jogo com intenção de baliza. Não queremos ir só trabalhar no momento defensivo"

O árbitro

Manuel Oliveira foi o árbitro escolhido para apitar o embate entre dragões e castores. O juiz da Associação de Futebol do Porto será auxiliado por Carlos Campos e Hugo Santos, enquanto que o quarto árbitro será João Gonçalves. Já o vídeo-árbitro estará a cargo de Gustavo Correia, que será assistido por João Afonso.