É um Leão de juba imponente, de dentes afiados e no topo da cadeira alimentar (de pontos) aquele que vai visitar o Estoril esta sexta-feira, no jogo de abertura da 7.ª ronda da I Liga de futebol. Os canarinhos não querem ser passarinhos, mas terão de fazer uma exibição de grande nível e esperar um Sporting relaxado para serem a primeira equipa a roubar pontos aos comandados de Rúben Amorim.

Além de jogar pelos três pontos, os campeões nacionais também jogam pela história. Um triunfo no António Coimbra da Mota dará a sétima vitória seguida ao Sporting e o seu melhor arranque na I Liga portuguesa de futebol desde 1990/91, quando os ‘leões’, comandados pelo brasileiro Marinho Peres, abriram a prova com 11 triunfos de ‘rajada’. Depois disso, nunca conseguiram mais do que começar com seis triunfos, o que aconteceu em 1993/94, 2017/18 e na presente temporada.

Se vencer no António Coimbra da Mota, o Sporting igualará o melhor começo desde 1990/91 e igualará os segundos melhores arranques de sempre do clube de Alvalade, de 1947/48 e 1950/51.

Com o pleno de vitórias, o Sporting lidera o campeonato isolado, com 18 pontos, contra 15 de FC Porto e 13 de Benfica.

Espera-se mudanças no onze de Rúben Amorim, já a pensar no duelo da 2.ª ronda da Liga dos Campeões na próxima semana, no terreno do PSV. Gonçalo Inácio já está recuperado de lesão, ao contrário de Eduardo Quaresma, Marcus Edwards, Pedro Gonçalves e Jeremiah St. Juste, que continuam a cargo do departamento médico do clube leonino. No entanto, é possível que o internacional português seja poupado.

Vladan Kovacevic recuperou de lesão, mas Rúben Amorim garantiu que Franco Israel irá manter o seu lugar na baliza. Maxi Araújo espreita a titularidade, na ala esquerda, Fresneda e Esgaio poderão ser opções no lado direito.

A meio-campo, é provável que Daniel Bragança seja titular, para dar descanso a Morita ou a Hjulmand. Na frente , Conrad Harder deverá manter-se no onze, ao lado de Gyokeres e Marcus Edwards. Trincão deverá ser poupado para o jogo da Champions com os neerlandeses.

Na equipa do Estoril, o técnico Ian Cathro não pode contar com Xeka e Hélder Costa, lesionados.

Momento de forma: Canarinhos tentem renascer, Leão só sabe ganhar

Ter recuperado de 0-2 para 2-2 em casa do Rio Ave deve ter aumentado a moral dos homens da Linha, que somaram o quarto jogo sem perder na I Liga, depois das duas derrotas iniciais. Os comandados de Ian Cathro lutam desesperadamente por deixar os lugares de baixo da tabela. A primeira e única vitória foi conseguida na receção ao Nacional, na 5.ª ronda. Os empates a zeros com Gil Vicente e Boavista deram os primeiros pontos ao Estoril, formação que ocupa o 13.º posto.

Do outro lado há uma equipa que respira confiança, com um 'futebol-champanhe' que encanta, que passa por cima dos adversários e que parece não ter rival à altura neste momento em Portugal. O Sporting lidera a I Liga só com vitórias, com uns impressionantes 22 golos marcados e apenas dois sofridos. Para se ter uma ideia, a equipa com o segundo melhor ataque (Benfica e FC Porto), marcou menos 10 golos.

Em 2024/25, o Sporting começou com um triunfo por 3-1 na receção ao Rio Ave, depois somou duas goleadas fora, face ao Nacional, por 6-1, e ao Farense, por 5-0, para, à quarta jornada, vencer em casa o rival FC Porto por 2-0. O quinto triunfo aconteceu em Arouca, por 3-0, e o sexto no domingo, na receção ao AVS, também por 3-0.

Rio Ave e Nacional foram as únicas formações capazes de fazer um golo ao Sporting, uma equipa com uma defesa sólida e um ataque demolidor, liderado pelo viking Viktor Gyokeres. O sueco entrou na nova época com mais fome de golos e já leva 10 na I Liga. Só Benfica e FC Porto marcaram mais do que... Gyokeres. O avançado leonino tem mais golos apontados que 14 equipas da Liga até ao momento.

E quando não há Gyokeres há... Pote, o segundo melhor marcador da I Liga, com quatro golos, tantos quantos Samu e Galeno do FC Porto e Kanya Fugimoto do Gil Vicente.

Histórico: Leão domina mas já teve vários dissabores com os canarinhos

Quando João Gonçalves apitar pela primeira vez, Sporting e Estoril darão início ao capítulo 70 do histórico de confronto entre ambos. O domínio do Sporting não sofre contestação como mostram os números, mas na história dos duelos entre os dois conjuntos lisboetas, os leões já sofreram alguns dissabores.

Em 2017/18, por exemplo, os golos de Charis Kyriakou e de Ewandro bastaram para os canarinhos derrotar os leões, de Jorge Jesus, na 21.ª jornada da I Liga (2-0). E, no ano seguinte, nova vitória dos da Linha, agora em Alvalade por 2-1 (Sandro Lima e André Pinto), na 2.ª jornada da Taça da Liga.

Estas foram duas das oito vitórias do Estoril em 69 jogos oficiais diante do Sporting, num histórico que conta ainda com 12 empates.

A verdade é que nos últimos só tem dado Sporting, como mostram as seis vitórias seguidas e nenhum golo marcado pelos Estoril neste período. Apesar do domínio leonino, houve um período em que o Sporting esteve cinco jogos sem ganhar aos canarinhos: três derrotas (duas para a I Liga) e dois empates (todos para a Liga).

Na I liga, são 58 jogos: 45 triunfos do Sporting contra quatro do Estoril e nove empates.

Mas se nos focarmos apenas nos jogos em casa do Estoril, os números são outros: três vitórias estorilistas, 19 do Sporting e sete empates em 29 jogos na casa dos canarinhos.

Na época passada o Sporting sofreu para ganhar, graças a um golo de Paulinho, aos 81 minutos.

O que dizem os treinadores:

Ian Cathtro, treinador do Estoril: "Não faz parte do nosso trabalho ser a primeira equipa a ganhar ao Sporting. Para nós, cada jogo é uma oportunidade de melhorar e somar pontos. Vai ser um jogo difícil, vamos jogar contra uma muito boa equipa, bem preparada e campeã, mas vamos focar-nos no nosso trabalho."

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "O vento tem influência no jogo. Não sabemos como vai estar. Joga num 4x3x3 interessante na forma de defender. Já fomos ver outros jogos no passado, contra Midtjylland e Vizela, que jogavam de forma semelhante. Têm miúdos talentosos. Percebemos isso na pré-época. É um jogo que vai ser difícil, mas estamos preparados."

O Estoril-Sporting está agendado para às 20h15 desta sexta-feira, no António Coimbra da Mota, e poderá ser seguido, EM DIRETO, no SAPO Desporto, com vídeos dos principais lances.

O jogo será dirigido por João Gonçalves, árbitro da Associação de Futebol do Porto. João Bessa Silva e Ângelo Carneiro serão os assistentes, Flávio Lima o 4.º árbitro. No VAR estará Bruno Esteves, Gonçalo Freire será o AVAR.