Depois da eliminação nas meias-finais da Taça da Liga, o Benfica volta a centrar atenções no campeonato com a deslocação ao reduto do Estrela da Amadora, no mesmo dia em que o Sporting recebe o Casa Pia.

Os encarnados querem esquecer o quanto antes o desaire frente ao Estoril, que se mostrou mais capaz no desempate através das grandes penalidades (5-4), depois de uma igualdade a um golo no final do tempo regulamentar. Um jogo, de resto, em que o clube da Luz desperdiçou várias ocasiões de golo.

A equipa de Roger Schmidt vinha de oito triunfos consecutivos em todas as competições – cinco no campeonato – e espera-se que volte a apresentar a sua melhor versão na Reboleira, duas horas antes de os leões entrarem em campo para defender a liderança.

Para o jogo frente ao Estrela, é certo que o Benfica não poderá contar com os lesionados Alexander Bah, Juan Bernat e Casper Tengstedt.

Já o Estrela da Amadora precisa de pontuar para não se deixar afundar na tabela – era 13.º classificado à entrada para esta jornada –, tendo somado o último triunfo na receção ao Boavista (3-1), no dia 10 de dezembro, a que seguiram três empates e duas derrotas.

No fim de semana passado, o Estrela saiu de Guimarães com uma derrota por 3-0 frente ao Vitória, já sem o contributo do seu principal ativo, Kialonda Gaspar, que se encontra a disputar a Taça das Nações Africanas ao serviço da seleção angolana, na Costa do Marfim.

António Filipe e Miguel Lopes continuam lesionados e devem ser baixas. Já Hevertton, que viu o cartão vermelho em Guimarães, verá Jean Felipe assumir a ala direita.

Histórico de confrontos

Será a primeira vez que Estrela da Amadora e Benfica encontram-se na Reboleira, para o campeonato, desde a época 2008/09. Na altura, as águias venceram (2-1) com dois golos de Cardozo.

Para se encontrar a última vitória dos tricolores sobre os encarnados, é preciso recuar até 2000, quando o Estrela levou a melhor por 3-0, com dois golos de Gaúcho e um de Kenedy. Era o treinador da equipa... Jorge Jesus.

O outro triunfo surgiu dois anos antes, em 1998, e com Fernando Santos. Ficou 2-0, tendo marcado Jorge Andrade e Chaínho.

Já na primeira volta desta época, o Benfica venceu por 2-0 na receção ao Estrela, com golos de Tengstedt e Rafa, num jogo que marcou o regresso aos triunfos das águias, após a surpreendente derrota (3-0) no Bessa, na jornada inaugural.

O que dizem os treinadores

Sérgio Vieira (Estrela da Amadora): "Vamos tentar colocar em campo o que preparámos, temos a nossa ambição, tentar ter uma pontinha de sorte, e vamos lutar pelos pontos. Os três pontos são o nosso foco. Se os conseguirmos, repetiremos o feito de há 24 anos. Se não conseguirmos, iremos olhar rapidamente para o próximo jogo", disse.

Roger Schmidt (Benfica): "Estamos ansiosos. É um jogo fora, em Lisboa. É a primeira vez desde que estou no Benfica que jogamos na mesma cidade contra outra equipa. É uma equipa muito tradicional, com um estádio pequeno. É um desafio jogar lá. É uma equipa muito física, organizada. É o próximo desafio, e, depois do jogo de quarta-feira, queremos fazer um bom jogo e vencer."

Hélder Malheiro foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro na Reboleira. O juiz da AF Lisboa vai ter como assistentes Hugo Coimbra e Gonçalo Freire, mais Gonçalo Neves como quarto árbitro. O videoárbitro (VAR) será Luís Ferreira, ajudado por Nuno Manso.

O pontapé de saída entre Estrela da Amadora e Benfica está marcado para esta segunda-feira, às 18h45. Pode acompanhar todas as incidências deste desafio, ao minuto, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.