Famalicão e FC Porto defrontam-se este sábado em jogo da 12ª jornada da Primeira Liga. Após duas semanas, o campeonato está de regresso para dragões e minhotos.

Na última jornada os homens de Sérgio Conceição conseguiram tirar partido do resultado do dérbi de Lisboa para se aproximarem do primeiro lugar; pelo meio, os azuis e brancos qualificaram-se para os oitavos da Taça de Portugal e sofreram uma derrota em Barcelona que adiou o apuramento na Liga dos Campeões.

Já o Famalicão parece estar em recuperação no campeonato; depois de duas derrotas consecutivas, os minhotos registaram uma vitória e um empate. Contudo, o bom momento foi interrompido na Luz com a eliminação da Taça de Portugal aos pés do Benfica.

Momento de forma

O arranque de campeonato do Famalicão não se tem pautado propriamente pela regularidade; com efeito, os famalicenses somam, até à 11ª ronda, apenas quatro triunfos, três deles em casa. Contudo, outros quatro empates permitem à equipa minhota ocupar nesta altura um confortável sétimo lugar com 16 pontos, a apenas quatro do quinto classificado Moreirense.

Depois de entre a sétima e nona jornada os homens de João Pedro Sousa terem registado duas derrotas e um empate, os pontos reapareceram com uma vitória e um empate nas duas rondas seguintes. O ciclo positivo foi travado na Taça de Portugal, onde o Famalicão acabou por ser eliminado diante do Benfica, isto depois de ter ganho ao Camacha, também para a Taça, alguns dias antes.

Já o FC Porto reagiu da melhor maneira à inesperada derrota caseira diante do Estoril na 10ª jornada. Os dragões venceram os três jogos seguintes, e que incluíram uma sempre difícil deslocação a Guimarães, e que serviu para os comandados de Sérgio Conceição se aproximarem de Benfica e Sporting, as duas equipas que partilham a liderança do campeonato.

Contudo, a equipa portista chega a Famalicão após uma derrota para a Liga dos Campeões diante do FC Barcelona, resultado que adiou a qualificação dos azuis e brancos para os oitavos de final da liga milionária, num jogo onde a equipa portuguesa ficou com a sensação de que poderia ter saído com outro resultado.

Histórico de confrontos

Olhando para o histórico entre as duas equipas, é notória a supremacia do FC Porto. Com efeito, nos 27 jogos entre as duas equipas até agora, os dragões somam 20 vitórias, contra apenas quatro do Famalicão, sobrando ainda três empates.

Se atentarmos apenas aos jogos da Primeira Liga, a vantagem continua a ser portista, com 14 triunfos dos azuis e brancos, contra três do 'Fama'. Quanto aos jogos realizados exclusivamente em Vila Nova de Famalicão, o FC Porto mantém a vantagem com sete triunfos, contra dois do adversário.

Com efeito, os dragões venceram o Famalicão nos últimos nove jogos entre as duas equipas para todas as competições. Contudo, tal não significa que os azuis e brancos não tenham passado por dificuldades; as meias-finais da última edição da Taça de Portugal são bem elucidativas da capacidade de luta e entrega dos minhotos, que nunca se dão por vencidos.

O que dizem os treinadores

João Pedro Sousa, treinador do Famalicão:

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "É uma equipa que está cada vez mais sólida na primeira divisão, com jovens que dão passos seguros. Uma equipa que tem a terceira melhor defesa da Liga. Tem jogadores virtuosos, com qualidade individual. Espera-nos uma tarde difícil em Famalicão. Cabe-nos superar essas dificuldades para ultrapassar o Famalicão e conquistar os três pontos, é o que nós queremos"

O árbitro

António Nobre foi o árbitro nomeado para apitar o jogo entre famalicenses e dragões. O juiz da Associação de Futebol de Leiria será auxiliado por Paulo Brás e Nélson Pereira. A equipa de vídeo-arbitragem será composta por Rui Costa e João Bessa Silva.

É a segunda vez esta época que o árbitro natural das Caldas da Rainha apita um jogo, quer de Famalicão, quer de FC Porto. António Nobre esteve presente no empate a zero dos famalicenses diante do Moreirense na segunda jornada, e na vitória dos dragões em casa diante do Gil Vicente por 2-1 na sexta ronda.