O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, fez esta sexta-feira a antevisão do jogo diante do Famalicão, marcado para este sábado, às 18 horas, em casa dos famalicenses.

O técnico dos dragões elogiou a solidez defensiva do adversário e antevê muitas dificuldades naquela que considera uma das deslocações mais complicadas no campeonato.

Sobre o jogo: "É uma equipa que está cada vez mais sólida na primeira divisão, com jovens que dão passos seguros. Uma equipa que tem a terceira melhor defesa da Liga. Tem jogadores virtuosos, com qualidade individual. Espera-nos uma tarde difícil em Famalicão. Cabe-nos superar essas dificuldades para ultrapassar o Famalicão e conquistar os três pontos, é o que nós queremos"

Deslocação difícil: "É uma equipa positiva no jogo, e com isto não estou a criticar quem, estrategicamente, define que a equipa tem de estar mais recuada para haver mais espaço nas nossas costas, aproveitando o erro do adversário ou a velocidade dos avançados. Amanhã poderemos encontrar isto, mas não creio. O João não é um treinador que tire e mude a identidade do Famalicão. É uma equipa que respeita todos os momentos do jogo com qualidade e talvez seja das deslocações mais difíceis que vamos ter, não só pela qualidade do adversário mas pelo pouco tempo de recuperação e preparação. Não nos vamos agarrar a isso, no final do jogo não me vou desculpar com a falta de tempo, quem está num clube como o nosso tem de estar em todas as competições e ser competitivo dentro das mesmas. Cabe-nos definir a estratégia para que no final possamos estar satisfeitos"

Evolução da equipa: "Acho que está a evoluir, se não não fazia sentido o nosso trabalho. Dos jogadores que têm jogado, vejo um meio-campo mais sólido, o Varela a perceber cada vez mais o que queremos. Tem 22 anos, estamos a falar de um jogador que atua numa zona crucial, que chega a um campeonato completamente diferente e tem de ter o seu tempo. Estou a dar o exemplo dele porque é dos jogadores que se tem falado, e bem. A evolução dele tem sido muito boa. Evanilson tem tido algumas lesões, mas tem jogado com regularidade neste último período, Galeno também está a aparecer novamente. Não se nota a diferença entre os que têm mais e menos minutos"

Clássico com o Sporting "É um jogo importante, mas o campeonato é uma maratona. Antes de ir a Alvalade temos o Casa Pia, são jogos sempre difíceis. Cada desafio é difícil e nós tentamos ultrapassá-los. Já foi demonstrado que qualquer equipa pode perder pontos em diferentes momentos do campeonato, nós temos de atingir essa consistência e solidez o mais rápido possível porque estamos atrás. Se daqui a duas ou três semanas, quando formos a Alvalade, houver pontos perdidos pelo caminho... É um confronto direto, onde ganhamos três pontos em jogos grandes, mas isto é uma prova onde as equipas têm de mostrar consistência"

Recuperação após Barcelona: "Dois jogadores que não fizeram treino e que podem estar para jogo são o Francisco e o João Mário. Vamos ver a evolução deles até amanhã. Estão com algumas dificuldades"