É um Dragão ferido aquele que vai estar em Faro frente ao Farense, na 15.ª jornada da I Liga. Os campeões nacionais vêm de dois jogos sem vencer na época, depois do empate 1-1 em casa com o Benfica na ronda anterior da I Liga e da derrota por 2-1 frente ao Sporting, nas meias-finais da Taça da Liga. A equipa de Conceição está em igualdade pontual com o Benfica no segundo lugar, ambos com 32 pontos, menos quatro que o líder Sporting.

Além dos dois encontros sem vencer, o FC Porto tem vários jogadores importantes fora de combate, depois de terem contraído o vírus da COVID-19.  Nanu e Romário Baró foram os últimos a testar positivo e juntam-se a Luís Diaz, Sérgio Oliveira e Evanilson, todos em isolamento profilático.

Frente ao 16.º colocado da I Liga, é certo que Sérgio Conceição irá fazer mudanças na equipa. Otávio já terá cumprido os dez dias de isolamento após ser infetado com o novo coronavírus mas não deverá ser titular, já que o brasileiro esteve 10 dias sem treinar com a equipa.

Já o Farense, que recebeu o defesa esquerdo Tomás Tavares, por empréstimo do Benfica, não poderá contar com os lesionados Eduardo Mancha e Djalma Campos. Cláudio Falcão e César Martins estão em dúvida. Licá, expulso com vermelho direto frente ao Gil Vicente, também não irá a jogo, por castigo.

Momento de forma: Dragão leva dois jogos em vencer, Farense sente-se bem em casa

Frente ao Benfica na jornada anterior o FC Porto interrompeu uma série de dez vitórias seguidas em todas as provas, sete consecutivas para a Primeira Liga. A formação de Sérgio Conceição soma dois empates e duas derrotas na presente edição da prova, depois de ter empatado 2-2 em Alvalade e perdido em casa com Marítimo e fora com Paços de Ferreira, ambos por 3-2.

Já a derrota com o Sporting na passada terça-feira para a meia-final da Taça da Liga foi a quarta da época, depois dos já mencionados desaires com Marítimo e Paços de Ferreira para a I Liga e com o Manchester City em Inglaterra para a Liga dos Campeões.

O FC Porto entrará em campo esta segunda-feira já sabendo do resultado do Benfica-Nacional, pelo que poderá já estar a três pontos dos 'encarnados'. Mas uma vitória colocará pressão sobre o líder Sporting, que joga depois com o Boavista, antes da receção ao Benfica.

O Farense vem de uma vitória moralizadora frente ao Gil Vicente, que lhe permitiu deixar o último lugar da I Liga. A equipa de Sérgio Vieira tem um jogo a menos, já que o encontro da 13.ª ronda frente ao Vitória de Guimarães não se realizou, devido a falta de condições do relvado do D. Afonso Henriques.

Os algarvios são 16.º com 12 pontos em 13 jogos e na Liga somam apenas três vitórias, todas em casa: além dos 3-1 ao Gil Vicente, o Farense venceu o Boavista pelo mesmo resultado e o Marítimo por 2-1. Dos sete jogos realizados em casa, há a destacar os empates com Paços de Ferreira e Famalicão. Dos 13 pontos conquistados na I Liga, 11 foram conseguidos em casa. Só Rio Ave e Nacional venceram os algarvios em casa, sempre pela margem mínima (1-0).

Histórico: São Luís já foi inferno para FC Porto mas Dragões dominam

Nos 23 jogos realizados contra o Farense fora de casa para a I Liga, o FC Porto venceu 12, empatou seis e perdeu cinco. O mítico Estádio São Luís sempre foi um terreno muito difícil para os 'grandes' do futebol português mas a falta de público nas bancadas por causa da pandemia de COVID-19 joga a favor dos 'dragões'.

O último jogo entre as duas formações na Primeira Liga data de 04 de abril de 2002, quando o FC Porto bateu o Farense por 3-0 (dois golos de Cleyton, um de Alenichev), na 30.ª jornada da época 2001/2002, antes da equipa do Algarve cair em desgraça.

Nos inícios dos anos 90 o FC Porto sofreu e muito no velhinho São Luís, onde somou duas derrotas seguidas e um empate, entre 1992 e 1994. Goran Stevanovic fez o golo da última vitória do Farense frente aos 'dragões' em casa, a 09 de janeiro de 1994, para a 15.ª jornada da I Liga. A equipa de Tomislav Ivic, que contava com nomes como Vítor Baía, Fernando Couto, Jorge Costa, Domingos, Timofte, Drulovic e Kostadinov foi incapaz de levar a melhor sobre a turma do espanhol Paco Fortes, numa equipa do Farense que contava com Hajry, Hassan, Djukic, Pitico, Portela, Miguel Serôdio, entre outros.

Na época anterior, outra vez Paco Fortes a levar a melhor, agora sobre o malogrado Carlos Alberto Silva, novamente por 1-0, golo de Hugo Santos, a 19 de maio de 1993, na 26.ª ronda da I Liga. Na época anterior, empate 0-0 em Faro, na 7.ª ronda da temporada 1991/92.

O São Luís foi sempre um terreno muito difícil para o FC Porto. A formação nortenha não logrou qualquer vitória frente ao Farense fora de casa nos primeiros quatro jogos a contar para a I Liga. O primeiro encontro de sempre entre ambos acabou com vitória do Farense por 1-0 (golo de Carlos Correia), na época de estreia do Farense entre os 'grandes' do futebol português, em 1970/71. Manuel de Oliveira comandava os algarvios, o escocês Tommy Docherty, que morreu recentemente, era o técnico do FC Porto. A seguir, três empates: 0-0, 1-1 e 2-2 em Faro para a I Liga.

A primeira derrota do FC Porto contra o Farense fora de casa data de 28 de setembro de 1975 (golo de Mirobaldo) quando a equipa algarvia era treinada por Pedro Gomes. A segunda derrota azul e branca em Faro teve o dedo de Paco Fortes já que foi o espanhol quem fez o tento dos algarvios, quando era jogador.

Ao todo, em 23 jogos fora de casa frente ao Farense para a I Liga, o FC Porto venceu 12, empatou seis e perdeu cinco, marcou 37 golos e sofreu 17.

O que dizem os treinadores:

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, por se encontrar doente, com sintomas gripais, não efetuou a habitual conferência de imprensa de antevisão do jogo na véspera do encontro.

Do lado do Farense, o treinador Sérgio Vieira, recordou a "boa imagem" deixada contra outras equipas "bem posicionadas na tabela", como Sporting, Sporting de Braga e Benfica, em que o Farense esteve "muito próximo de pontuar ou até quem sabe ganhar".

"Temos de trazer daí a competitividade, a organização, colocar dentro de campo toda a motivação para expor a qualidade individual que nós temos, nos momentos com bola, e sermos muito solidários e compactos, acho que isso é que temos de trazer desses jogos, mas com o foco muito grande que é conquistar pontos, que é isso que conta no futebol", salientou.

 O jogo

O Farense-FC Porto, da 15.ª jornada da I Liga, está marcado para às 21h15 desta segunda-feira e poderá ser acompanhado no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances. 

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.