O FC Porto recebe este domingo o Arouca, num jogo onde vai procurar a quarta vitória em outros tantos encontros na Primeira Liga 2023/24 e assim manter-se na liderança. A equipa azul e branca poderá aproveitar uma possível escorregadela do Sporting, outro dos líderes, que joga em casa do muito reforçado SC Braga.
Os dragões venceram sempre pela margem mínima até agora (2-1 ao Moreirense, Farense e Rio Ave), pelo que a plateia do Dragão espera mais um triunfo e, se possível, uma exibição melhor do que as três anteriores.
Este será o derradeiro encontro sem Sérgio Conceição no banco. O técnico cumprirá diante dos arouquenses o último dos jogos de castigo, na sequência da sua expulsão na final da Supertaça, diante do Benfica. O timoneiro dos dragões deverá operar mexidas na equipa, tendo em conta a fraca prestação de alguns jogadores no último encontro em Vila do Conde.
Wendell deverá entrar para a lateral esquerda no lugar de Zaidu, jogador que fez uma má exibição frente aos vila-condenses. No meio, há a curiosidade para saber se Alan Varela é lançado, a titular ou a entrar no segundo tempo. A boa entrada de Gonçalo Borges nos dois últimos jogos não deverá ser suficiente para lhe garantir um lugar no onze, embora as prestações de Galeno e Pepê no último jogo tenham deixado muito a desejar.
Romário Baró, Gabriel Veron e Evanilson, todos lesionados, não contam para este encontro.
Do lado do Arouca, Vitinho e Benji, lesionados, são carta fora do baralho de Daniel Ramos.
Este é o primeiro jogo após o fecho do mercado de verão. Os dragões receberam no último do dia o extremo Francisco Conceição que está de volta ao clube por empréstimo do Ajax, um ano depois de ter saído. Ivan Jaime foi confirmado na quinta-feira mas ainda não deverá ir a jogo. A boa notícia foi a permanência de Taremi, que era dado como certo no AC Milan.
Momento de forma: duas equipas sem derrotas
Apesar de ter vencido o Rio Ave na última ronda, com uma reviravolta conseguida com dois golos nos descontos, a exibição ficou muito aquém dos padrões exigidos. Valeu Gonçalo Borges a sair do banco novamente para resgatar a equipa e Marcano, o central goleador, a dar o triunfo, tal como tinha acontecido, também nos descontos, em casa diante do Farense.
A equipa somou todos os pontos mas as exibições tem ficado para lá do exigido. A saída de Otávio e o mau momento de Taremi deixam a equipa sem criatividade ofensiva. Sem esses dois, não há no plantel alguém capaz de pegar no jogo e colocar alguma criatividade nas ações. Diante do Rio Ave, por exemplo, o primeiro remate enquadrado só surgiu aos 76 minutos, exemplo claro das dificuldades azuis e brancas na zona de criação e definição.
Depois da eliminação nas eliminatórias de acesso à fase de grupos da Liga Conferência, o Arouca até começou bem, vencendo o Estoril em casa, mas depois somou dois empates, com Portimonense e Vizela. A equipa de Daniel Ramos ainda não perdeu e assim tentará manter-se no Dragão para este duelo da 4.ª jornada da Primeira Liga.
No derradeiro encontro em casa, um golo de Morlaye Sylla aos 84 evitou a derrota diante do Portimonense.
Histórico de confrontos: dragão domina
No Dragão, FC Porto e Arouca vão medir forças pela 14.ª vez no seu historial a nível oficial, num histórico largamente dominado pelos azuis e brancos.
Nos 13 jogos entre os dois emblemas, os dragões venceram 12, o Arouca conta com um triunfo. No entanto, o único jogo que o Arouca não perdeu diante do emblema da Invicta foi na época 2015/2016, quando venceu em pleno Dragão por 2-1.
As receções aos arouquenses costumam resultar em goleada para o FC Porto. Na época passada foram duas goleadas, uma de 4-1 para a Taça de Portugal e outra de 5-1 para a Primeira Liga. O primeiro duelo entre ambos no Dragão também acabou em goleada para o FC Porto (4-1 em 2013/14).
Em 2014/2015, o Arouca apenas perdeu por 1-0 em casa do FC Porto.
O que dizem os treinadores
Daniel Ramos, treinador do Arouca: "A estratégia é sempre secreta, mas vamos partir de um plano de jogo que não pode fugir muito daquilo que é o nosso padrão. Se queremos dar consistência às nossas ideias, independentemente do adversário, há que manter uma ideia de jogo".
Do lado do FC Porto não houve declarações de antevisão ao encontro por parte de Sérgio Conceição.
O FC Porto-Arouca, da 4.ª jornada da Primeira Liga, está agendado para às 18h00 deste domingo, e poderá ser seguido, AO MINUTO, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.
Comentários