O FC Porto vai defrontar o Estrela da Amadora no Estádio do Dragão, num jogo referente à 14.ª jornada da Primeira Liga. Os dragões regressaram às vitórias na Liga Europa e vão à procura de voltar aos triunfos no campeonato português. Já os tricolores querem somar o segundo triunfo consecutivo e subir mais alguns lugares, com o propósito de se manterem longe da zona de descida.
Atualmente, o FC Porto perdeu o segundo lugar para o Benfica e ocupa a terceira posição com 31 pontos. Ao todo, registaram dez vitórias, um empate e duas derrotas. No lado oposto, o Estrela da Amadora está na 13.ª posição com, apenas, 12 pontos feitos nas 13 jornadas já disputadas.
Momento de forma
Os dragões mantêm-se nos lugares cimeiros, na luta pelo título, já os tricolores batalham para fugir aos lugares perigosos da classificação.
Após um triunfo na Liga Europa, os pupilos de Vítor Bruno vão a jogo mais confiantes, principalmente depois de terem colocado um ponto final na série de derrotas. Na última ronda da liga portuguesa, desperdiçaram a possibilidade de chegar ao topo da tabela, graças ao empate diante do Famalicão. Com esse resultado, e tendo em conta que o Benfica tem uma jornada em atraso, os dragões precisam de vencer e somar três pontos para que não corram o risco de se afastarem da liderança da tabela.
O Estrela da Amadora tem feito uma temporada bastante instável, de tal forma que cada ponto é importante para que se consiga afastar das últimas posições. Nas últimas oito partidas, registaram quatro derrotas, três vitórias e um empate. Na mais recente ronda para o campeonato, respiraram de alívio com o triunfo por 2-0 diante do Arouca, último classificado.
A equipa da Reboleira não tem números positivos relativamente aos de golos marcados e sofridos, tendo em conta que têm uma das defesas que mais sofre golos (22). Na frente de ataque, os resultados não são muito melhores com 12 remates certeiros, sendo que Rodrigo Pinho (4) e Kikas (4) são os melhores marcadores do plantel.
Histórico de confrontos
Nos 40 jogos já disputados entre os dois emblemas, em todas as competições, o FC Porto saiu vitorioso em 25 deles, enquanto o Estrela da Amadora apenas venceu em cinco ocasiões. Para além disso, registaram-se 10 empates entre as duas equipas. Ao longo das quatro dezenas de duelos, também no número de golos marcados, os dragões levam uma larga vantagem com 80 golos, contra os 28 dos tricolores.
No Estádio do Dragão, a equipa da Reboleira só sorriu numa ocasião, ao contrário do FC Porto que conta com 17 vitórias nos 20 jogos disputados em casa. No lado oposto, a história não é muito diferente, ainda que o Estrela da Amadora tenha conquistado os restantes quatro triunfos a jogar em casa. Os azuis e brancos registaram oito conquistas, igualando o número de empates no Estádio José Gomes.
Na temporada passada, as duas equipas mediram forças na quinta e 22.ª jornadas da Primeira Liga. As duas vitórias penderam para o lado dos portistas, depois de vencerem o primeiro duelo pela margem mínima e o segundo por 2-0, no Estádio do Dragão.
O que dizem os treinadores
Vítor Bruno, treinador do FC Porto: "O Estrela vem de uma vitória moralizadora e também pelo que fizeram em vários momentos do jogo, com lances claros para se colocarem na luta pelo resultado em outros jogos. Se não ganhou fora ainda, é um alimento motivacional. Temos de entrar para ganhar ou ganhar, impor o que é nosso, muito mandões, porque vimos de um resultado que não nos favorece em nada no campeonato. Temos de continuar o nosso trabalho."
José Faria, treinador do Estrela da Amadora: "Desde que aqui chegámos, seja em que estádio for, o objetivo é conquistar os três pontos. Jogamos num campo difícil e não acredito que o FC Porto esteja fragilizado. Será um erro pensar dessa forma. Vai ser um jogo de máxima dificuldade, mas acreditamos muito que temos a capacidade para fazer um bom resultado.”
Árbitro
Miguel Nogueira foi o escolhido para apitar o jogo entre o FC Porto e o Estrela da Amadora, no Estádio do Dragão, a contar para a 14.ª jornada da Primeira Liga. O juiz, da Associação Futebol de Lisboa, vai estar acompanhado pelos assistentes Paulo Brás e Nuno Pires, bem como por Márcio Torres que será o quarto árbitro. O VAR estará a cargo de Luís Ferreira e José Pereira.
Comentários