O FC Porto recebe este sábado à noite o Gil Vicente, em jogo relativo à jornada inaugural da Primeira Liga. Após uma incrível conquista da Supertaça perante o rival Sporting, os dragões chegam a esta partida com uma enorme dose de confiança e vontade em dar continuidade ao bom momento.
Contudo, não são de esperar facilidades do outro lado. Apesar da inesperada saída do treinador Tozé Marreco, o Gil Vicente tem causado muitas dores de cabeça aos azuis e brancos nas últimas visitas ao Dragão, e certamente quer manter essa toada e, se possível, voltar a Barcelos com pontos na bagagem.
Momento de forma
Independentemente da forma física, será seguro prever que a forma anímica do FC Porto esteja atualmente no seu nível máximo. A épica vitória da Supertaça, ao recuperar de três golos de desvantagem diante do campeão nacional, levou, não só à conquista de mais um troféu, como também ao exponencial crescimento da motivação dentro do balneário azul e branco.
Espera-se assim um FC Porto cheio de confiança diante dos seus adeptos, e disposto a dar continuidade ao bom momento e capitalizar o triunfo em Aveiro com um bom arranque no campeonato.
A tarefa dos homens de Vítor Bruno poderá estar um tanto ou quanto facilitada. Isto porque do outro lado, o Gil Vicente vê-se agora perante uma súbita e inesperada mudança de treinador. A dois dias de começar o campeonato, Tozé Marreco deixou o comando técnico dos gilistas
Histórico de confrontos
Este será o 56 embate entre dragões e gilistas. No total, o FC Porto leva clara vantagem no confronto direto, com 43 vitórias, contra apenas seis do Gil Vicente. Atentando apenas a jogos relativos ao campeonato, a vantagem azul e branca permanece, com 35 triunfos em 46 embates, contra apenas seis dos minhotos.
Se olharmos apenas para as partidas disputadas no reduto portista, a hegemonia da equipa da casa é praticamente total, com 21 vitórias em 23 jogos.
O único triunfo do Gil Vicente em casa do dragão ocorreu na temporada 2022/23. Golos de Fran Navarro e Murilo deram a vitória dos gilistas de Daniel Sousa diante do FC Porto de Sérgio Conceição. Na última época os azuis e brancos estiveram novamente perto de perder pontos diante do Gil, mas o golo de Eustáquio já nos descontos acabou por garantir o triunfo.
O que dizem os treinadores
Vítor Bruno, treinador do FC Porto: "Foi uma semana preparada com a normalidade habitual. Foi uma semana diferente para o Gil Vicente, temos de perceber o que nos espera com algumas incógnitas e dúvidas. Foi uma semana com uma equipa mergulhada no nosso treino, nos nosso valores Porto e perceber o que vai acontecer. Com essa dificuldade inerente ao que aconteceu no comando do Gil Vicente, perceber se vai haver linha de continuidade e a partir daí sermos nós, olhar para dentro para trilharmos o caminho certo e estarmos felizes no final. Queremos dar uma alegria aos sócios e adeptos, que nos vão empurrar. Temos dever de retribuir em campo. Temos o dever de lhes proporcionar isso. Haverá um FC Porto igual a si próprio, nem pré, nem pós-Supertaça. Será um FC Porto fiel ao que tem sido no Olival".
O árbitro
Cláudio Pereira foi o escolhido para apitar a partida entre FC Porto e Gil Vicente. O árbitro da Associação de Futebol de Aveiro será auxiliado por Tiago Costa e Nuno Manso. A dupla de video-arbitragem será composta por Vasco Santos e João Bessa Silva.
É a quarta vez que Cláudio Pereira apita um jogo do FC Porto para o campeonato. O juiz portuense esteve presente nas vitórias caseiras dos dragões diante de Vizela e Santa Clara, em 2022/23, e na vitória contra o Farense na última época.
Quanto ao Gil Vicente, é a oitava vez que os minhotos encontram este árbitro. Cláudio Pereira esteve na derrota dos gilistas contra o Famalicão em 2019/20, no triunfo contra o Boavista e empate com o Marítimo em 2021/22, no nulo com o Famalicão em 2022/23, e na última época apitou a vitória diante do Portimonense, a derrota com o Sporting e o empate diante do GD Chaves.
Comentários