
O FC Porto recebe esta sexta-feira o Moreirense, em jogo da 32ª jornada da Primeira Liga. Os dragões estão atualmente sobre brasas, dentro e fora de campo, precisando de uma vitória, de preferência com uma exibição convincente, para manter vivas as aspirações de alcançar o pódio e acalmar os ânimos nas bancadas.
Pela frente os azuis e brancos têm um Moreirense totalmente tranquilo na tabela, e que deverá tentar explorar a intranquilidade do adversário para procurar conquistar os primeiros pontos numa visita ao Estádio do Dragão.
Momentos de forma
Se olhássemos somente para os resultados recentes das duas equipas, dir-se-ia que o FC Porto atravessa atualmente um melhor momento que o Moreirense.
Contudo, sabemos que no futebol há muito que vai para além da realidade dos números, o que pode acabar por reverter a situação.
É que, apesar de registar apenas três vitórias nos últimos dez jogos, os cónegos conseguiram alcançar o principal objetivo: a manutenção na Primeira Liga, ocupando nesta altura o décimo lugar com 36 pontos, com poucas possibilidades de subir na tabela.
Se os minhotos surgem tranquilos, o seu adversário está bem longe dessa realidade. O FC Porto vive nesta altura um período tumultuoso, que se agudizou com o episódio da festa de Otávio e culminou com uma penosa derrota na Reboleira diante do Estrela da Amadora na última jornada por 2-0, naquele que foi o sétimo desaire dos azuis e brancos no campeonato esta época.
Os portistas ocupam atualmente o quarto lugar da classificação, a dois pontos do SC Braga, isto quando há apenas três jornadas por disputar, e a margem de erro para Martín Anselmi é cada vez menor.
Histórico de confrontos
Esta é a 34ª vez que FC Porto e Moreirense se encontram. Nos outros trinta e três jogos, os dragões levam clara vantagem, registando 24 vitórias, contra apenas três dos minhotos, sobrando ainda seis empates.
Olhando apenas para jogos relativos ao campeonato nacional, o domínio azul e branco mantém-se, com 20 vitórias contra apenas uma dos cónegos, em 27 jogos.
No que diz respeito a encontros realizados no Dragão, o domínio portista é total, com 13 triunfos em outros tantos encontros.
O único triunfo do Moreirense diante do FC Porto para o campeonato ocorreu na temporada 2016/17. Em jogo da 34ª e última jornada, os cónegos, orientados por Petit, venceram os dragões de Nuno Espírito Santo por 3-1, graças aos golos de Boateng, Maciel e Alex Freitas.
Na época passada o FC Porto venceu sem qualquer problema, em jogo da 18ª jornada, por 5-0. Wendell, por duas vezes, Evanilson, Galeno e Varela fizeram os golos da vitória
O que dizem os treinadores
Martín Anselmi, treinador do FC Porto: "Os balanços fazem-se no final da época. Estivemos a ver o que tem acontecido, que coisas podemos melhorar. É procurar a melhor forma de sermos competitivos. Jogos como no último em que não fomos como queríamos.... Tem faltado sermos consistentes. Uma equipa que quer ser campeã tem de ser constante"
Gilberto Andrade, treinador-adjunto do Moreirense: "Não me parece que diante de um ‘barco’ do tamanho do FC Porto, haja um momento melhor ou pior para lá ganhar. Qualquer equipa que vá jogar ao terreno de um dos ‘grandes’ vai para tentar ganhar. Vamos tentar o mesmo, mas não me parece que tenhamos mais possibilidades. Se estivermos perfeitos, podemos fazer alguma coisa positiva"
O árbitro
Gustavo Correia foi o escolhido para dirigir esta partida. O árbitro da Associação de Futebol do Porto será auxiliado por Inácio Pereira e Fábio Silva. Já a dupla de vídeo-arbitragem será composta por Luís Ferreira e Jorge Fernandes.
É a décima vez que o juiz da Póvoa de Varzim dirige um jogo do FC porto, sendo que nos últimos nove, os dragões registam sete vitórias e dois empates.
Quanto ao Moreirense, os cónegos encontram Gustavo Correia pela nona vez, sendo que nas outras oito partidas, os minhotos registam três vitórias, um empate e quatro derrotas.
Comentários