Depois da estreia inglória na Liga dos Campeões, o FC Porto volta a centrar atenções no campeonato, com a receção ao Chaves, equipa que, de resto, já venceu no reduto de um grande esta temporada.

À entrada para a sexta jornada, os dragões seguem no terceiro lugar da tabela, a um ponto do SC Braga e a três do Benfica, um atraso causado pela surpreendente derrota em Vila do Conde (3-1). A este resultado, o campeão nacional respondeu com um triunfo seguro na visita ao Gil Vicente, com Sérgio Conceição (somou a 200.ª vitória no comando da equipa) a apostar numa pequena revolução no seu onze.

No entanto, a confiança dos portistas voltou a ser abalada por mais um desaire, desta feita diante do Atlético Madrid, na jornada inaugural da Liga dos Campeões. Após um jogo em que foi claramente superior antes de perder Taremi por acumulação de amarelos, o FC Porto acabou ingloriamente derrotado na capital espanhola, por 2-1, com o golo do triunfo a surgir no último lance da partida.

Análise: Bravos dragões impotentes perante a Lei de Murphy
Análise: Bravos dragões impotentes perante a Lei de Murphy
Ver artigo

Para piorar a situação, Sérgio Conceição ainda viu Otávio sair de maca lesionado. O médio sofreu um traumatismo na grade costal e estará ausente nas próximas semanas, abrindo-se assim uma vaga na zona intermédia do conjunto azul e branco.

Partindo do pressuposto que Conceição irá manter o 4x4x2 clássico com o Chaves, Pepê deverá subir no terreno e deixar a posição de lateral-direito assumida nos dois últimos jogos para João Mário. Há também a possibilidade de Grujic entrar nas opções num 4x3x3, permitindo que Eustáquio tenha mais liberdade para se aventurar no último terço.

Quanto ao Chaves, de regresso ao principal escalão, tem feito um percurso bastante interessante neste arranque de temporada. A equipa de Vítor Campelos não perde há quatro jornadas – sofreu apenas uma derrota, logo no arranque do campeonato, frente ao Vitória de Guimarães – desloca-se ao Dragão com a possibilidade de subir ao 5.º posto.

Não esquecer, ainda, que os flavienses já surpreenderam o Sporting em Alvalade, com um triunfo por 2-0, o segundo na condição de visitante – também venceram em casa do Marítimo por 2-1. Steven Vitória (60’) e Juninho (65’) fizeram os golos dos transmontanos, naquela que foi a primeira vitória de sempre do Chaves no reduto dos leões.

Na última ronda, os flavienses empataram 1-1 na receção ao Rio Ave, a iniciar uma semana em que Vítor Campelos perdeu dois titulares. João Batxi e Kevin Pina rumaram aos russos do Krasnodar, sendo que o técnico também não poderá contar com Euller e Rodrigo Moura, ambos lesionados.

Confronto direto

A história favorece indiscutivelmente o FC Porto, que venceu 34 dos 38 jogos disputados frente ao Chaves. Os flavienses apenas por uma vez festejaram um triunfo frente aos dragões, na época 1988/89 – vitória por 2-0 em casa. Há ainda três empates a registar.

O último confronto entre portuenses e transmontanos aconteceu na época 2019/20, na fase de grupos da Taça da Liga, e terminou com a vitória do FC Porto em Chaves por 4-2. Para o campeonato, os azuis e brancos venceram sempre por goleadas em 2018/19 (5-0 em casa e 4-1 fora), numa época que acabaria com a descida do Chaves ao segundo escalão.

O que dizem os treinadores

Sérgio Conceição (FC Porto): “A par do Casa Pia, tem feito um excelente início de época e prova em campo ter atletas interessantes e uma equipa técnica extremamente competente. Cabe-nos pensar naquilo que temos de fazer para desmontar uma boa organização defensiva e estar atentos às saídas do Chaves, que é vertical, incisivo e olha muito para a baliza adversária”, alertou.

Vítor Campelos (Chaves): "Sabemos aquilo que podemos explorar, também sabemos, como é óbvio, aspetos que são muito fortes e bem trabalhados na equipa do FC Porto, mas estamos confiantes naquilo que vamos fazer. Sabemos que vamos encontrar um ambiente fantástico, o que também é ótimo para os nossos jogadores e eles também vão estar motivados por causa disso."

O árbitro

António Nobre foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro no Dragão. O juiz da AF Leiria vai ter Pedro Ribeiro e Sérgio Jesus como assistentes e Anzhony Rodrigues no papel de quarto árbitro. André Narciso estará no VAR, assistido por Vasco Marques.

O FC Porto-Chaves, da 6.ª jornada da I Liga, está marcado para as 20h30 deste sábado e pode ser acompanhado, ao minuto, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.