Depois do triunfo frente à Lazio, para a Liga Europa, o FC Porto volta a centrar atenções no campeonato, com a deslocação ao reduto do Moreirense, jogo em que tentará manter ou, quiçá, aumentar a vantagem de seis pontos sobre o Sporting, que recebe o Estoril duas horas antes.
O empate no clássico com os leões (2-2) impediu Sérgio Conceição de bater o recorde de 16 vitórias consecutivas, mas deixou os azuis e brancos com uma diferença confortável (seis) sobre o principal rival. Seguiu-se um importante triunfo na receção à Lazio (2-1), na primeira mão do 'play-off' da Liga Europa, mas que deixou os 'dragões' com apenas dois dias para preparar a visita ao Moreirense.
Pepe, recorde-se, é baixa para este jogo, depois de ter sido suspenso provisoriamente e alvo de processo disciplinar por conta dos incidentes no clássico. A ausência forçada do capitão portista deverá proporcionar o regresso ao onze de Fábio Cardoso, uma vez que Rúben Semedo irá jogar este domingo, mas pela equipa B, conforme adiantou Sérgio Conceição. De resto, Manafá continua a ser o único a constar no boletim clínico.
Quanto ao Moreirense, atual 16.º classificado, tem tido um percurso irregular na I Liga, que já o levou, inclusive, a mudar duas vezes de treinador. No início de janeiro, Sá Pinto foi contratado para substituir Lito Vidigal (já tinha rendido João Henriques), tendo somado dois triunfos, um empate (1-1 em casa do Benfica) e três derrotas, a mais recente na última jornada, em casa do Famalicão (5-0).
Kevin Mirallas, sonante reforço de inverno dos cónegos, não deve recuperar a tempo de entrar nas opções para a receção ao FC Porto. O internacional belga lesionou-se numa coxa na véspera do desafio frente ao Famalicão e ainda está em fase de recuperação. Em sentido inverso, Steven Vitória voltou aos treinos após ter testado positivo à COVID-19 e está à disposição.
Confronto direto
Este será o 28.º jogo entre Moreirense e FC Porto. Nos anteriores, os 'dragões' venceram 19 e empataram seis. Já os cónegos contam com duas vitórias, todas em casa: 3-1 na 34.ª ronda da I Liga 2016/17 e 1-0 no Grupo B da Taça da Liga da mesma época.
Na última deslocação a Moreira de Cónegos, em 2020/21, a equipa de Sérgio Conceição saiu do encontro com apenas um ponto (1-1), num jogo em que chegou a festejar a reviravolta mas viu o segundo golo ser anulado por posição irregular de Toni Martínez, que tinha sofrido falta para penálti convertido por Taremi.
Já nesta temporada, no Dragão, os azuis e brancos venceram por expressivos 5-0. Taremi e Luis Díaz somaram dois golos cada, com Pepê a fechar as contas.
O que dizem os treinadores
Ricardo Sá Pinto (Moreirense): "Estamos preparados para defrontar um FC Porto muito forte e pressionante, a querer mandar no jogo e marcar desde muito cedo para poder gerir. Acreditamos que podemos contrariá-lo. Dentro da nossa estratégia, humildade e organização, temos de ter um dia muito bom e todos têm de se superar".
Sérgio Conceição (FC Porto): "O Moreirense é sempre uma equipa difícil, principalmente em sua casa. Foi assim nos últimos anos e o FC Porto teve sempre dificuldades. É uma equipa forte fisicamente. Pelas condições do estádio, as medidas do campo, sente-se confortável a jogar em casa. E tem jogadores com qualidade a nível individual".
O árbitro
Luís Godinho foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro em Moreira de Cónegos. O juiz da AF Évora vai ter Rui Teixeira e Valter Rufo como assistentes e Miguel Nogueira no papel de quarto árbitro. Vítor Ferreira estará no VAR, assistido por Nélson Cunha.
O Moreirense-FC Porto, da 22.ª jornada da I Liga, está marcado para as 20h00 deste domingo e pode ser acompanhado, ao minuto, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.
Comentários