O líder Benfica, que assegurou um lugar nos quartos de final da Liga dos Campeões, onde vai defrontar os italianos do Inter, procura o sétimo triunfo seguido para todas as competições, quando receber o ferido Vitória de Guimarães, quinto classificado, face ao desaire caseiro com o Arouca (0-2) na última jornada.

O Benfica segue destacado na liderança, com 65 pontos, e tem, este sábado, a possibilidade de ficar, provisoriamente, com 11 de vantagem sobre os dragões e 13 face aos bracarenses, em caso de triunfo na receção ao Vitória de Guimarães.

Guia de Forma

O titularíssimo Frederik Aursnes, castigado, é baixa certa para o treinador germânico Roger Schmidt, bem como Gonçalo Guedes, lesionado, pelo que, no caso do médio norueguês, o mais expectável seja o regresso de Rafa ao ‘onze’, com João Mário a jogar numa posição mais central do meio-campo.

Para a deslocação ao Estádio da Luz, pelas 18:00, no sábado, o Vitória tem duas baixas de peso: o guarda-redes Bruno Varela, ausente nos últimos dois jogos, e o central transalpino Bamba, ambos lesionados.

O defesa Ibrahima Bamba, quarto jogador mais utilizado do Vitória de Guimarães na I Liga, vai falhar o duelo por lesão muscular na coxa esquerda.

Presente até agora em 22 das 24 rondas do campeonato, com 1.789 minutos de utilização, o central de 20 anos “apresentou queixas na ponta final” do encontro da 24.ª jornada com Arouca, que os vimaranenses perderam por 2-0, e está indisponível para o embate com o líder da prova.

Histórico de confrontos

Na I Liga realizaram-se 155 jogos entre as duas equipas, com 21 vitórias do Vitória SC, 25 empates e 109 triunfos do Benfica.

No Estádio D. Afonso Henriques, a equipa lisboeta apresenta forte vantagem nos confrontos em Guimarães: 50 triunfos em 88 partidas. Já a equipa minhota soma 19 triunfos.

As duas equipas já se defrontaram por 179 vezes, com clara vantagem dos encarnados, que somam 124 vitórias, contra 25 triunfos dos vimaranenses O Benfica não perde frente ao Vitória SC há 26 jogos e para o campeonato são 21 os jogos em que os encarnados está invicto frente ao Vitória SC (18 vitórias e três empates).

O último triunfo do emblema de Guimarães frente ao Benfica foi em 2012-13, na final da Taça de Portugal (2-1) e para o campeonato o último foi em 2011-12: 1-0 em casa.

No jogo da primeira volta, o Benfica saiu do D. Afonso Henriques com um nulo, tendo sido a primeira vez na época que a equipa orientada por Roger Schmidt terminou um jogo sem conquistar os três pontos.

O que dizem os treinadores

Roger Schmidt, treinador do Benfica: "Vai ser um jogo muito difícil, já o sabemos desde o primeiro encontro em que os defrontámos. Na primeira volta foi um jogo duro, acabou num empate. Nas últimas semana eles têm estado muito bem, aliás, na época em geral têm estado bem. São um adversário agressivo, defendem aguerridamente, só sofreram 24 golos em 24 jogos. Temos de estar preparados, motivados para jogar um futebol de qualidade e conquistar os três pontos. Mas tem de ser uma exibição de luxo."

Moreno, treinador do Vitória: "Olhamos para este jogo com a ideia de fazer algo diferente. À exceção do Paris Saint-Germain e do Sporting,que empataram, todas as outras não conseguiram pontos na Luz. É difícil, mas vamos com a convicção de que é possível pontuar. Teremos de estar no limite de tudo: da concentração, do foco, da coragem e da entreajuda."