É um FC Porto mergulhado numa grande depressão aquele que vai receber o Santa Clara esta noite, na 19.ª jornada da I Liga. O clube azul e branco vive um momento delicado e procura desesperadamente um triunfo para, finalmente, dar uma alegria aos adeptos neste 2025.

Os homens no balneário que Gonçalo Borges pediu após a derrota com o Gil Vicente marcaram falta de comparência a meio da semana, atirando o FC Porto para a pior sequência de derrotas da sua história, algo que só aconteceu uma vez, há 61 anos (1964/65).

A 'chicotada psicológica' não surtiu efeito após André Villas-Boas ter prescindo dos serviços de Vítor Bruno na madrugada de domingo para segunda-feira da semana passada.

José Tavares 'Ferreirinha', até aqui Coordenador da Formação do FC Porto, assumiu interinamente a equipa, na tentativa de colocar os Dragões na rota dos triunfos.

Os jogadores vão querer mostrar-se ao técnico Martin Anselmi, argentino que deverá assumir o destino da equipa depois deste jogo com os açorianos.

Este será o primeiro jogo em casa na 2.ª volta da I Liga. O técnico está obrigado a mexer no onze, uma vez que não poderá contar com os espanhóis Nico González e Samu, expulsos com vermelho direto em Barcelos, e também com Eustaquio, que viu o 5.º amarelo diante dos gilistas e terá de cumprir um jogo de castigo.

A defesa não deverá sofrer alterações, mas no meio-campo, Vasco deverá ser a aposta, ao lado de Alan Varela. Gonçalo Borges deve avançar também para o onze, por troca com Pepê, a atravessar um mau momento e a braços com um processo disciplinar. Denis Gul deverá ser a aposta na frente no lugar de Samu, não sendo de descartar as entradas de Fábio Vieira ou Danny Namaso na equipa inicial.

O Santa Clara, uma das equipas-sensação da I Liga, não poderá contar com o castigado Matheus Pereira e com o lesionado Pedro Pacheco.

Momento de forma: Dragões em depressão águias açorianas à procura do melhor momento

Depois de um dezembro positivo, janeiro chegou com a equipa a ter a possibilidade de subir ao primeiro lugar da I Liga, mas as duas derrotas seguidas, com Nacional e Gil Vicente, atiraram o FC Porto para o terceiro posto com 40 pontos.

A equipa já tinha evidenciado dificuldades na criação na derrota com o Sporting por 1-0 na meia-final da Taça da Liga, algo que se manteve nos desaires com os madeirenses e os gilistas, e também com os gregos do Olympiakos na última quinta-feira. O FC Porto perdeu todos os jogos disputados neste 2025, pelo que precisa urgentemente de uma resposta em campo.

Se perder com o Santa Clara este domingo no Dragão, o FC Porto alcançará o pior momento da sua história em termos de derrota (cinco).

Os açorianos, que ocupam a 5.ª posição com 31 pontos, menos três que o SC Braga, ainda não venceram na segunda volta do campeonato. Apesar de ter feito dois jogos em casa, a equipa de Vasco Matos empatou a zero bolas com o Farense e perdeu na última ronda com o Estoril.

Mas esta é uma equipa perigosa, a única até agora a vencer em casa do Sporting. No entanto, nos últimos cinco jogos na I Liga, ganhou apenas um (perdeu três e empatou outro).

Histórico: Santa Clara perdeu sempre em casa do FC Porto

Nesta coisa de históricos entre 'grandes' e 'pequenos' não há muito segredo. Mas como a estatística ou a história ainda não ganha jogos... todos os cuidados são poucos.

É verdade que o FC Porto venceu por 19 vezes o Santa Clara nos 22 duelos entre eles, mas o momento delicado dos azuis e brancos deixa os adeptos portistas apreensivos. Os açorianos só por duas vezes fizeram tombar os Dragões, num histórico que terminou empatado apenas uma vez.

Para o Campeonato, são 15 vitórias em 17 jogos para os azuis e brancos, um empate e uma derrota. E essa única derrota aconteceu na 16.ª jornada da época 2001/2002, nos Açores (2-1), com um bis do espanhol Toñito, e um golo de Hélder Postiga para os Dragões.

A jogar em casa, o FC Porto venceu sempre o Santa Clara para o campeonato: oito vitórias, 21 golos marcados e cinco sofridos. No entanto, quatro desses oito triunfos foram pela margem mínima. Foi o que aconteceu na época passada, com Uribe e Danny Namaso a darem os três pontos aos nortenhos, num jogo onde o japonês Kyosuke Tagawa descontou nos descontos.

Na primeira volta, o FC Porto venceu nos Açores por 2-0, golos de Iván Jaime e Galeno.

O que dizem os treinadores

Vasco Matos (Santa Clara): "O que nos guia é aquilo que controlamos. O nosso trabalho e organização. Se começarmos a olhar só para o exterior, esquecemo-nos daquilo que temos para fazer. Agora, percebemos que não é um momento fácil para eles. Temos de olhar para dentro e perceber que vai ser um jogo difícil."

José Tavares não fez a antevisão do jogo.

O árbitro

O FC Porto-Santa Clara, da 19.ª jornada da Primeira Liga, será dirigido pelo árbitro André Narciso, da AF Setúbal. Vasco Marques e Luís Viegas serão os assistentes, Marcos Brazão o 4.º árbitro. VAR e AVAR ficarão a cargo de Miguel Nogueira e Nuno Pires, respetivamente.

O jogo está agendado para às 18h00 e poderá ser seguido, EM DIRETO no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.