A vitória do Benfica sobre o Portimonense aumentou a pressão para o rival, e segundo classificado, FC Porto, que fica assim obrigado a pontuar na receção ao Casa Pia para adiar a festa encarnada já esta noite, à 32.ª jornada da I Liga.

Atendendo à tenacidade com que os dragões se têm mantido no encalço da liderança, o Benfica não deverá contar com um deslize dos perseguidores e deverá contentar-se com a possibilidade de terminar a ronda com a mesma margem de segurança com que a iniciou, a uma semana da visita ao rival Sporting.

O FC Porto não desarmou e ganhou na segunda-feira em Arouca, graças a um golo marcado pelo defesa espanhol Iván Marcano, que vai cumprir um jogo de suspensão frente ao Casa Pia, tranquilo nono colocado, por ter completado uma série de cartões amarelos, tal como o influente médio Otávio, pelo mesmo motivo.

O atual campeão nacional precisa também de olhar por ‘cima do ombro’, para o SC Braga, que tem menos cinco pontos, ainda que possa também fechar já as contas do segundo lugar (que vale a presença direta na próxima edição da Liga dos Campeões), precisando apenas de fazer melhor resultado do que os minhotos.

Guia de Forma

O FC Porto não perde há 12 jogos e soma oito vitórias consecutivas. Em jogos a contar para o campeonato, os dragões somam seis vitórias consecutivas e não sofrem qualquer golo nos três últimos jogos realizados.

No boletim clínico portista figura o nome de João Mário (tratamento).

Já o Casa Pia AC não ganha há seis jogos e nos oito últimos jogos só ganhou um. A equipa orientada por Filipe Martins sofre golos há seis jogos e, como visitante, não ganha há oito jogos.

Histórico de confrontos

Casa Pia e FC Porto enfrentaram-se seis vezes, mas com 21 golos. Nos seis duelos entre os dois emblemas, a verdade é que os azuis e brancos venceram por cinco ocasiões. Contudo, o único desafio em que não venceram (0-0) foi o encontro da primeira volta, a 07 de janeiro, na 15.ª jornada da I Liga.

Nesse encontro, no Estádio do Jamor, o FC Porto jogou toda a segunda parte em superioridade numérica, mas não conseguiu quebrar a resistência de um Casa Pia que continua a surpreender.

A maior vitória do FC Porto foi mesmo por 10-0 na I Divisão em 1938/39.

O que disseram os treinadores

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "Olhamos para os diferentes cenários, mas o Casa Pia não tem mudado nada em termos estruturais. É verdade que tem colocado jogadores diferentes e pode haver aqui ou acolá uma surpresa no ‘onze’. Vai ser uma equipa a defender em ‘5-4-1’ e com um bloco mais baixo, tendo laterais muito ofensivos, dois médios de qualidade no corredor central e três homens na frente, sendo que poderão mudar um ou outro central."

Filipe Martins, treinador do Casa Pia: "Para trazermos algo deste jogo, temos de ser muito rigorosos, termos capacidade para defender bem e ter bola. Acima de tudo, o segredo está por aí. Se formos pensar só em defender e esperar que o FC Porto não marque, muito provavelmente iríamos perder o jogo. Não vamos ter momentos com bola na quantidade que queremos, mas tentamos que esses momentos sejam de qualidade"

O FC Porto-Casa Pia, da 32.ª jornada da I Liga, está marcado para às 20h00 deste domingo, com arbitragem de Manuel Oliveira. Um jogo para seguir AO MINUTO no SAPO Desporto.