Quatro dias depois do último embate, Sporting e Benfica voltam a enfrentar-se, desta vez em jogo relativo à 28ª jornada da Primeira Liga.

O empate registado na Luz, e que permitiu aos leões chegar alcançar a final da Taça de Portugal, constituirá certamente um grande reforço anímico para uma já-por-si motivada equipa do Sporting que agora recebe em casa o seu grande rival, podendo assim, em caso de vitória, dar um passo importantíssimo rumo à conquista do título.

Mas do outro lado está um Benfica que, mesmo após uma das melhores exibições da época, acabou por não conseguir ultrapassar o rival; tal conjuntura terá criado um clima de revolta dentro da equipa encarnada, que espera agora mostrar a mesma intensidade do jogo da Taça, e conquistar um triunfo que, não só recolocará a equipa da Luz na liderança do campeonato (ainda que provisoriamente), como também colocará nos píncaros o nível de confiança de jogadores e adeptos.

Momento de forma:

A imprevisibilidade clássica de um dérbi não permite grande espaço para que o momento de forma recente das duas equipas seja o habitual indicador daquilo que poderão mostrar na partida deste sábado. Curiosamente, se realmente atentarmos aos recentes resultados de Sporting e Benfica, essa tal imprevisibilidade é ainda mais realçada, tendo em conta que leões e águias mostram um registo em tudo idêntico.

Com efeito, nos últimos dez jogos da época, as duas equipas contam com cinco vitórias cada; a diferença está nos outros resultados, onde os leões contam com quatro empates e uma derrota, enquanto que as águias somam três igualdades e duas derrotas.

Olhando exclusivamente para a Primeira Liga, é de notar que, até ao momento, o Sporting apenas perdeu dois pontos na segunda volta até ao momento (empate com o Rio Ave), enquanto que o Benfica tem um empate em Guimarães e uma derrota em casa do FC Porto.

No que diz respeito a jogos em casa, o leão tem feito de Alvalade a sua fortaleza, mantendo até ao momento um registo 100% vitorioso; já as águias somam nove vitórias, um empate e duas derrotas longe da Luz.

E se dúvidas houvesse relativamente ao equilíbrio entre as duas equipas, o jogo da passada terça-feira, que terminou com um empate a dois golos, foi exemplo perfeito disso mesmo. Nesta partida as águias estiveram melhor, criando muitas dificuldades a um leão pouco habituado a passar por tais apertos.

Contudo, a equipa verde-e-branca acabou por mostrar eficácia e organização defensiva para conseguir alcançar um resultado que a deixou na final da Taça de Portugal.

Histórico de confrontos:

Não é por acaso que uma partida entre Sporting e Benfica é apelidada de 'dérbi eterno'. Ao todo foram 321 os jogos oficiais entre leões e águias ao longo dos muitos e ricos anos de rivalidade entre as duas equipas. Daí resultaram 113 vitórias leoninas contra 139 dos encarnados, e ainda 69 empates.

Se olharmos apenas para a liga (excluindo os já extintos Campeonato de Lisboa e Campeonato de Portugal), contabilizamos 179 embates, tendo 83 destes sorrido ao Benfica, contra 49 para o Sporting.

Mas se atentarmos apenas às partidas realizadas em Alvalade, verificamos muito equilíbrio. Com efeito, em 89 encontros em casa, os verdes e brancos venceram 33 vezes, contra 34 das águias, sobrando ainda 22 empates.

Foi precisamente uma igualdade aquilo que se verificou na última vez que as duas equipas se defrontaram para o campeonato no reduto leonino. Na 33ª jornada da última época, leões e águias empataram a dois golos; Trincão e Diomande marcaram para o Sporting, enquanto que Aursnes e João Neves apontaram os golos dos encarnados.

O último triunfo dos leões ocorreu em 2020/21, ano do título, por 1-0. Na 16ª jornada, um golo de Matheus Nunes já nos descontos deu a vitória aos comandados de Rúben Amorim contra o Benfica de Jorge Jesus.

Já a última vitória do Benfica em Alvalade ocorreu na temporada seguinte, em 2021/22, por 0-2. À 30ª ronda, os encarnados, treinados por Nélson Veríssimo, bateram o Sporting de Amorim, graças aos golos de Darwin e Gil Dias.

O que dizem os treinadores:

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Temos de vencer o jogo, não assino nenhum empate porque temos oportunidade de ganhar. Com o desenrolar do jogo, vamos ver qual será o melhor resultado. Antes do início do jogo não assinava um empate, queremos seguir com a nossa dinâmica de vitórias, principalmente em casa, porque é muito importante"

Roger Schmidt, treinador do Benfica: "É verdade que estes jogos são sempre difíceis e isso aconteceu na terça-feira, para a Taça. Ambas as equipas mostraram estar em boa forma e sabemos da nossa situação. Estivemos bem na terça-feira, mas trata-se de um jogo diferente, começa de novo a zeros. Do outro lado está uma equipa que também quer ganhar o jogo. Temos de estar num nível elevado para ganharmos os três pontos e cumprirmos os nossos objetivos"

O árbitro

Artur Soares Dias foi o escolhido para estar presente no dérbi. O árbitro da Associação de Futebol do Porto será auxiliado por Paulo Soares e Pedro Ribeiro. A dupla de vídeo-arbitragem será composta por Luís Godinho e Rui Teixeira.

É a segunda vez que o juiz portuense dirige qualquer uma das equipas, uma vez que Artur Soares Dias também foi o árbitro presente no encontro da primeira volta, no Estádio da Luz.

Este será o quinto dérbi que Soares Dias dirige. Dos outros quatro resultaram duas vitórias do Sporting, um empate e um triunfo do Benfica.