O Sporting vai tentar voltar aos triunfos na I Liga este domingo, no terreno do Casa Pia, após o empate a zero bolas a meio da semana no terreno do Gil Vicente. Os leões não querem perder mais pontos até ao final, na sua luta para chegar aos lugares de Champions.

Diante dos gansos, Rúben Amorim não contará com Paulinho, jogador que falhou o jogo com os gilistas, devido a lesão, e que estará, no mínimo, uma semana fora. Gonçalo Inácio, que vinha de lesão, teve de sair ao intervalo, pelo que ainda não se sabe se irá a jogo com o Casa Pia. Bellerín será convocado, ao contrário de Daniel Bragança e Jovane Cabral, cartas fora do baralho leonino para este jogo da 27.ª ronda.

O Casa Pia, que procura voltar aos triunfos, não terá o capitão Vasco Fernandes, que irá cumprir castigo diante dos Leões. Também o seu melhor avançado, o nigeriano Savior Godwin, estará fora, também devido a castigo. Kiki Silva e Léo Natal são baixas, por lesão.

Momento de forma: leões atrasam-se por lugares de Champions, gansos em queda

O Sporting interrompeu em Barcelos o seu melhor momento da época. Os leões vinham de uma sequência de cinco vitórias seguidas (Chaves, Estoril, Portimonense, Boavista e Santa Clara) que os tinha lançado na luta pelos lugares de Champions.

À entrada para a 27.ª jornada, a equipa de Rúben Amorim era 4.ª na tabela com 54 pontos. Nos últimos 10 jogos, o Sporting só não venceu três: empates com Benfica (2-2) e já mencionado 0-0 com Gil Vicente, além da derrota caseira com o FC Porto.

Os leões não se têm dado bem fora de casa na I Liga. Dos 13 jogos disputados, a equipa só venceu seis. Perdeu quatro e empatou três, ou seja, desperdiçou 18 pontos longe de Alvalade.

Já o Casa Pia tem vindo a cair na tabela, depois de um grande arranque onde esteve várias jornadas em zona europeia. Os Gansos são 7.º com 38 pontos. A equipa de Felipe Martins venceu três dos últimos 10 jogos que disputou na I Liga (Santa Clara, Paços de Ferreira e Marítimo), curiosamente diante dos últimos três da tabela. Perdeu cinco e empatou dois dos derradeiros 10 encontros.

A jogar em casa esta época, os gansos somam seis vitórias, três empates e quatro derrotas em 13 partidas. O Benfica sofreu muito para vencer por 1-0 e o FC Porto foi travado com um 0-0, num jogo em que o Casa Pia jogou mais de metade do tempo com menos um.

Histórico de encontros: Leão domina confronto com gansos

Apesar de o Casa Pia estar apenas na sua segunda temporada no escalão principal do futebol português (a primeira tinha sido em 1938/39), há uma longa lista de embates entre os dois clubes no há muito extinto Campeonato de Lisboa.

Ao todo, os dois emblemas mediram forças por 37 vezes e o Sporting venceu 27, empatando sete e perdendo três. O último dos três triunfos do Casa Pia sobre os leões data de 1930.

Aquando da única anterior presença do Casa Pia na I Liga, o Sporting levou a melhor nos dois encontros: triunfou por 4-2 no terreno dos 'gansos' e venceu, depois, por 5-1 em casa.

Antes do regresso dos Gansos ao convívio dos grandes, o embate mais recente entre os dois clubes teve lugar na temporada 2021/22, nos oitavos de final da Taça de Portugal. Em Pina Manique, os leões estiveram a perder, fruto de um golo de Jota Silva (agora jogador do Vitória Guimarães) logo aos oito minutos, mas Coates e Sarabia deram a volta ao marcador e o Sporting venceu por 2-1, seguindo em frente na prova.

Na primeira volta em Alvalade, o Sporting sofreu para vencer: esteve a perder com um golo de Cleyton mas deu a volta e acabou a ganhar por 3-1, com os tentos leoninos a serem apontados por Paulinho, Pedro Gonçalves e Nuno Santos.

O encontro de domingo será especial para Rúben Amorim, treinador do Sporting, que orientou o Casa Pia em 2018/19, ajudando o clube a subir então à II Liga.

O que dizem os treinadores

Felipe Martins, treinador do Casa Pia: "Qualquer que seja o ‘onze’ que o Sporting apresentar irá criar-nos dificuldades. Acredito que o Rúben não esteja a fazer ‘bluff’ (ausência de Paulinho), porque nem é muito desse estilo. Há essas duas possibilidades de jogarem com três alas na frente ou continuarem a apostar no Chermiti, que tem feito um excelente trabalho. É um jogador muito valoroso."

Rúben Amorim, treinador do Sporting: “Temos de olhar para nós. A uma distância tão grande do primeiro classificado, obviamente temos de estar muito frustrados. Agora, vamos deixar de fazer contas. Eu já não faço contas nenhumas. Só aos golos que marcamos e que não sofremos. Só quero vencer o Casa Pia e depois logo se vê."

O Casa Pia-Sporting, da 27.ª jornada da I Liga, está marcado para às 18h00 deste domingo, no Estádio Nacional, no Jamor. Um jogo para seguir, AO MINUTO, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.