Imparável e intratável. Calibrado e oleado. Foi desta forma que o SAPO Desporto começou a crónica do encontro da primeira volta, ganha pelo Sporting no terreno do Farense por 5-0. De lá para cá, muita coisa mudou. O Leão que parecia embalado para o bicampeonato, que esmagava tudo e todos, mudou duas vezes de treinador, caiu de produção, apesar de manter a liderança da prova, muito por culpa do que os rivais não fizeram.

O encontro em Alvalade chega na sequência do apuramento dos campeões nacionais para os play-off de acesso aos 'oitavos' da Champions (1-1 com o Bolonha) num jogo de nervos, nem sempre bem jogado. O técnico Rui Borges reconheceu isso mesmo, pelo que é preciso dar uma imagem diferente diante dos Leões de Faro.

Mas, mais importante que as exibições, são os três pontos. Ganhar permitirá ao Sporting encarar o duelo seguinte na Liga com o FC Porto com outra disposição, já que assim, sairá sempre na liderança no Dragão.

Com Nuno Santos, Eduardo Quaresma, Morita e Pedro Gonçalves lesionados, a dúvida principal volta a recair em Viktor Gyokeres. O sueco tem vindo a ser gerido com muito cuidado nos últimos dias, tendo falhado o jogo da última quarta-feira diante do Bolonha.

Momento de forma: Sporting firme na liderança, Farense à procura de pontos

Como anteriormente referido, o Sporting vem de um empate a uma bola diante dos italianos do Bolonha, suficiente para apurar a equipa para a fase a eliminar da Liga dos Campeões. Na I Liga a equipa de Rui Borges bate também em Alvalade o Nacional por 2-0 na última ronda, depois de ter perdido fora com o RB Leipzig para a Champions.

Com Rui Borges ao leme, o Sporting soma três vitórias, três empates e uma derrota, sendo que num desses empates, a equipa depois perdeu nas grandes penalidades contra o Benfica, na final da Taça da Liga.

Vencer os Leões de Faro não será tarefa fácil para o campeão nacional. A equipa algarvia tem vindo a recuperar terreno na tabela desde que Tozé Marreco assumiu o comando técnico. Em 16 jogos, o Farense venceu cinco, perdeu cinco e empatou seis. Para a I Liga, são três vitórias, seis empates e quatro derrotas, dois deles diante de Benfica e SC Braga, equipas que lutam por outros objetivos.

Na última ronda da I Liga, o Farense perdeu em casa diante do Rio Ave por 2-1, aumentando para quatro a série de jogos sem ganhar na prova. Antes do desaire com os vila-condenses, a equipa tinha somado três empates seguidos. Resultados que deixam a equipa na 17.ª e penúltima posição na I Liga com 15 pontos, mais três que o Boavista, 'lanterna-vermelha'.

Histórico: Leão de Portugal maior que Leão de Faro

A história dos confrontos entre os dois Leões soma 65 versões diferentes, num histórico claramente liderado pelo Sporting. São 51 triunfos, contra apenas seis do Farense.

Se nos focarmos apenas nos jogos do campeonato, o domínio dos Leões de Alvalade expressa-se em 40 vitórias, contra quatro dos Leões de Faro, num duelo que acabou sem vencidos nem vencedores em sete ocasiões.

A jogar em casa para o campeonato, o Sporting venceu 22 dos 25 jogos contra o Farense. Nas outras três ocasiões, verificou-se empate a zero bolas em 1996/97 e 1-1 em 1994/95, no fantástico Farense de Paco Fortes que tinha nomes como Peter Rufai, Jorge Soares, Hajry, Djukic, Paixão, Sérgio Duarte, entre outros.

O único triiunfo algarvio em casa do Sporting para a I Liga data de 1990/91, quando Curcic deu os três pontos a essa equipa de Paco Fortes, de Lemajic, Portela, Eugénio, Pitico, Hajry, frente ao Sporting de Marinho Peres, onde brilhavam Balakov, Carlos Xavier, Ivkovic, Oceano, Careca e Luizinho.

Na época passada o Sporting venceu o Farense por 3-2 em Alvalade, com golos de Pedro Gonçalves, Daniel Bragança e Gyokeres. Zé Luís e Bellouni marcaram para os algarvios. Na 1.ª volta, goleada do Sporting em Faro. 

O que dizem os treinadores:

Rui Borges (Sporting): "É uma equipa que não está assim tão bem em termos de resultados mas é bem organizada. Quando o Tozé entrou estavam abaixo da linha de descida, preocupou-se com a linha defensiva, mas tem muita gente competitiva, homens rápidos e fortes nas transições. Conheço o treinador, organiza bem as suas equipas, ofensiva e defensivamente, é nisso que temos de estar focados. Estes jogos são difíceis, temos de tomar decisões rápidas no último terço e tomar boas decisões na decisão à perda, para não deixar o adversário sair. Às vezes não se torna bonito para quem vê e temos de nos adaptar ao que o jogo nos dá, como aconteceu com o Nacional, respeitando o adversário"

Tozé Marreco (Farense): "Vamos jogar contra uma das melhores equipas [portuguesas], neste momento a melhor equipa da Liga. Portanto, temos de estar preparados e estar no limite a todos os níveis para conseguir isso [somar pontos]"

A rececão dos Leões ao Farense será dirigido por António Nobre. Os assistentes serão Pedro Ribeiro e Nélson Pereira, o 4.º árbitro é José Rodrigues. Luís Ferreira será o AVAR, Hugo Santos o AVAR.

O Sporting-Farense está agendado para às 18h00 deste domingo e poderá ser seguido EM DIRETO no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.