O Sporting desloca-se esta sexta-feira ao reduto do Santa Clara, nos Açores, para a 17ª jornada da I Liga, naquele que é o último encontro da primeira volta para os dois emblemas.
Os leões viajam até São Miguel no segundo lugar da tabela com 44 pontos, os mesmos que o líder FC Porto, e mais sete que o rival Benfica.
Esta temporada, a equipa de Rúben Amorim leva 28 jogos disputados em todas as competições: 23 vitórias, dois empates e três derrotas. Se olharmos apenas para a I Liga, em 16 partidas, os leões contam 14 vitórias e dois empates, não conhecendo ainda o sabor da derrota.
Já o Santa Clara recebe o Sporting sendo 15.º classificado, com 13 pontos, apenas mais um que o Moreirense, que ocupa atualmente o lugar que dá acesso ao play-off de despromoção.
Os açorianos já disputaram 27 jogos em todas as provas esta época com um saldo de dez vitórias, seis empates e 11 derrotas. Olhando só para a I Liga, em 16 jogos, o Santa Clara soma três vitórias, quatro empates e nove derrotas.
Guia de forma
O Sporting chega a este encontro numa série de cinco vitórias consecutivas em todas as competições e sem ter perdido na presente temporada da I Liga.
A última derrota dos leões aconteceu no início de dezembro perante o Ajax para a Liga dos Campeões. Mas, nas provas nacionais, a última vez que o Sporting cedeu pontos foi no empate com o FC Porto à 5ª jornada da I Liga.
Na última jornada, os leões receberam e venceram o Portimonense, por 3-2, e fecharam um histórico ano de 2021, em que conquistaram três títulos, incluindo a I Liga, com um recorde de 42 vitórias, em 54 jogos.
Já o Santa Clara recebe o Sporting no rescaldo da derrota perante o Paços de Ferreira, na Capital do Móvel, por 2-1. Antes disso, os açorianos tinham vencido o Vitória de Guimarães por 1-0 em casa.
Nos últimos cinco encontros da I Liga, a equipa de São Miguel soma duas vitórias (Vitória de Guimarães e Arouca), duas derrotas (Paços de Ferreira e Marítimo) e um empate (Estoril Praia).
Histórico de confrontos
O histórico de embates entre as duas equipas é amplamente favorável ao Sporting. Este será, no total, o 13.º embate entre as duas equipas, sempre a contar para o campeonato nacional de futebol.
Em 12 jogos, o Sporting nunca perdeu com o Santa Clara, tendo vencido dez e empatado dois dos confrontos com o emblema açoriano. Em São Miguel, o registo é de cinco vitórias e 1 empate a favor do conjunto de Alvalade.
Efetivamente, o Sporting levou a melhor nos últimos nove jogos contra o conjunto açoriano, nos quais apenas sofreu quatro golos e marcou 18.
A vitória mais dilatada do Sporting frente ao Santa Clara aconteceu em dezembro de 2019. Com Silas ao leme, a turma leonina marcou por Luiz Phellype, que bisou na partida, Bruno Fernandes, que ainda não tinha rumado a Manchester, e Bolasie.
Um resultado bem diferente daquele verificado no primeiro frente a frente de sempre entre os dois clubes, também nos Açores, na primeira jornada da época de 1999/2000, a primeira de sempre do Santa Clara no escalão principal e que terminaria com o Sporting como campeão.
O conjunto insular, treinado por Manuel Fernandes, chegou a estar a vencer por 2-0, com dois golos de Gamboa, mas o Sporting, ainda orientado por Giuseppe Materazzi, respondeu com dois golos na segunda parte, assinados por Edmilson e Beto Acosta.
Foi apenas uma das duas ocasiões em que o Sporting não venceu o Santa Clara. A outra teve lugar duas temporadas depois, em Alvalade, com um nulo.
O que dizem os treinadores
Tiago Sousa, treinador interino do Santa Clara: "Temos um Santa Clara motivado, porque vai jogar contra o campeão nacional. Uma belíssima equipa, naturalmente, em Portugal e na Europa. Portanto, é um Santa Clara de elevada tração para este jogo. Assim esperamos que este Santa Clara se manifeste dentro de campo".
Carlos Fernandes, treinador adjunto do Sporting: "O Santa Clara é uma equipa com um plantel com mais qualidade do que a pontuação indica. No início do ano estiveram perto de se qualificarem para a fase de grupos das provas europeias e não o conseguiram por muito pouco. Uma equipa que elimina o FC Porto demonstra que tem essa capacidade. Tem características muito específicas, um guarda-redes que joga muito bem com os pés, que tem soluções e profundidade no plantel. Têm o Morita, que joga muito bem. Têm jogadores com capacidade de ruptura. Apesar do Santa Clara estar a atravessar um momento menos bom, tem a capacidade de ganhar a qualquer equipa e já o demonstrou isso. Temos de estar preparados."
Arbitragem
O Conselho de Arbitragem da FPF nomeou Rui Costa como o árbitro para dirigir o jogo que abre a 17.ª jornada da I Liga.
Rui Costa, árbitro de 45 anos da AF Lisboa, terá como assistentes Nuno Manso e João Bessa Silva, enquanto o quarto árbitro será João Afonso. No VAR estará Luís Ferreira, auxiliado por Inácio Pereira.
Curiosamente, Rui Costa foi o árbitro que esteve também nas deslocações de FC Porto e Benfica ao terreno do Santa Clara, nas quais os dragões triunfaram por 3-0 e as águias por 5-0.
Este será o quarto jogo do Sporting que Rui Costa dirigirá esta temporada, depois de ter estado no Casa Pia-Sporting (1-2), no Sporting-V.Guimarães (1-0) e no Arouca-Sporting (1-2).
Comentários