O Sporting desloca-se esta sexta-feira ao reduto do Santa Clara, nos Açores, para a 17ª jornada da I Liga, naquele que é o último encontro da primeira volta para os dois emblemas.

Os leões viajam até São Miguel no segundo lugar da tabela com 44 pontos, os mesmos que o líder FC Porto, e mais sete que o rival Benfica.

Esta temporada, a equipa de Rúben Amorim leva 28 jogos disputados em todas as competições: 23 vitórias, dois empates e três derrotas. Se olharmos apenas para a I Liga, em 16 partidas, os leões contam 14 vitórias e dois empates, não conhecendo ainda o sabor da derrota.

Já o Santa Clara recebe o Sporting sendo 15.º classificado, com 13 pontos, apenas mais um que o Moreirense, que ocupa atualmente o lugar que dá acesso ao play-off de despromoção.

Os açorianos já disputaram 27 jogos em todas as provas esta época com um saldo de dez vitórias, seis empates e 11 derrotas. Olhando só para a I Liga, em 16 jogos, o Santa Clara soma três vitórias, quatro empates e nove derrotas.

Guia de forma

O Sporting chega a este encontro numa série de cinco vitórias consecutivas em todas as competições e sem ter perdido na presente temporada da I Liga.

A última derrota dos leões aconteceu no início de dezembro perante o Ajax para a Liga dos Campeões. Mas, nas provas nacionais, a última vez que o Sporting cedeu pontos foi no empate com o FC Porto à 5ª jornada da I Liga.

Sporting fecha histórico 2021 com um recorde do clube de 42 vitórias
Sporting fecha histórico 2021 com um recorde do clube de 42 vitórias
Ver artigo

Na última jornada, os leões receberam e venceram o Portimonense, por 3-2, e fecharam um histórico ano de 2021, em que conquistaram três títulos, incluindo a I Liga, com um recorde de 42 vitórias, em 54 jogos.

Já o Santa Clara recebe o Sporting no rescaldo da derrota perante o Paços de Ferreira, na Capital do Móvel, por 2-1. Antes disso, os açorianos tinham vencido o Vitória de Guimarães por 1-0 em casa.

Nos últimos cinco encontros da I Liga, a equipa de São Miguel soma duas vitórias (Vitória de Guimarães e Arouca), duas derrotas (Paços de Ferreira e Marítimo) e um empate (Estoril Praia).

Histórico de confrontos

O histórico de embates entre as duas equipas é amplamente favorável ao Sporting. Este será, no total, o 13.º embate entre as duas equipas, sempre a contar para o campeonato nacional de futebol.

Em 12 jogos, o Sporting nunca perdeu com o Santa Clara, tendo vencido dez e empatado dois dos confrontos com o emblema açoriano. Em São Miguel, o registo é de cinco vitórias e 1 empate a favor do conjunto de Alvalade.

Efetivamente, o Sporting levou a melhor nos últimos nove jogos contra o conjunto açoriano, nos quais apenas sofreu quatro golos e marcou 18.

A vitória mais dilatada do Sporting frente ao Santa Clara aconteceu em dezembro de 2019. Com Silas ao leme, a turma leonina marcou por Luiz Phellype, que bisou na partida, Bruno Fernandes, que ainda não tinha rumado a Manchester, e Bolasie.

Um resultado bem diferente daquele verificado no primeiro frente a frente de sempre entre os dois clubes, também nos Açores, na primeira jornada da época de 1999/2000, a primeira de sempre do Santa Clara no escalão principal e que terminaria com o Sporting como campeão.

O conjunto insular, treinado por Manuel Fernandes, chegou a estar a vencer por 2-0, com dois golos de Gamboa, mas o Sporting, ainda orientado por Giuseppe Materazzi, respondeu com dois golos na segunda parte, assinados por Edmilson e Beto Acosta.

Foi apenas uma das duas ocasiões em que o Sporting não venceu o Santa Clara. A outra teve lugar duas temporadas depois, em Alvalade, com um nulo.

O que dizem os treinadores

Tiago Sousa, treinador interino do Santa Clara: "Temos um Santa Clara motivado, porque vai jogar contra o campeão nacional. Uma belíssima equipa, naturalmente, em Portugal e na Europa. Portanto, é um Santa Clara de elevada tração para este jogo. Assim esperamos que este Santa Clara se manifeste dentro de campo".

Carlos Fernandes, treinador adjunto do Sporting: "O Santa Clara é uma equipa com um plantel com mais qualidade do que a pontuação indica. No início do ano estiveram perto de se qualificarem para a fase de grupos das provas europeias e não o conseguiram por muito pouco. Uma equipa que elimina o FC Porto demonstra que tem essa capacidade. Tem características muito específicas, um guarda-redes que joga muito bem com os pés, que tem soluções e profundidade no plantel. Têm o Morita, que joga muito bem. Têm jogadores com capacidade de ruptura. Apesar do Santa Clara estar a atravessar um momento menos bom, tem a capacidade de ganhar a qualquer equipa e já o demonstrou isso. Temos de estar preparados."

Arbitragem

O Conselho de Arbitragem da FPF nomeou Rui Costa como o árbitro para dirigir o jogo que abre a 17.ª jornada da I Liga.

Rui Costa, árbitro de 45 anos da AF Lisboa, terá como assistentes Nuno Manso e João Bessa Silva, enquanto o quarto árbitro será João Afonso. No VAR estará Luís Ferreira, auxiliado por Inácio Pereira.

Curiosamente, Rui Costa foi o árbitro que esteve também nas deslocações de FC Porto e Benfica ao terreno do Santa Clara, nas quais os dragões triunfaram por 3-0 e as águias por 5-0.

Este será o quarto jogo do Sporting que Rui Costa dirigirá esta temporada, depois de ter estado no Casa Pia-Sporting (1-2), no Sporting-V.Guimarães (1-0) e no Arouca-Sporting (1-2).