O Sporting recebe o Casa Pia no Estádio José Alvalade em partida da Jornada 10 da I Liga que colocará frente a frente 5.º e 4.º classificados.

A atravessar o período mais conturbado desde a chegada de Rúben Amorim ao leme da equipa, o Sporting vai procurar regressar aos bons resultados, depois de no último jogo se ter visto surpreendentemente eliminado pelo Varzim, da Liga 3, na Taça de Portugal e de na anterior partida ter perdido em casa com o Marselha para a Liga dos Campeões, noutro jogo para esquecer.

A tarefa dos leões, porém, não se adivinha fácil esta noite. É que o Casa Pia, a cumprir apenas a sua segunda temporada de sempre no escalão principal, depois de ter garantido a subida à I Liga na temporada passada, está a causar sensação na prova: tem (a par do líder Benfica) o melhor registo defensivo da competição e está, até, à frente do Sporting na tabela classificativa.

Momento de forma: Sporting só ganhou dois dos últimos seis jogos, Casa Pia só perdeu um dos últimos...oito

O Sporting chega, pois, num momento complicado a este dérbi lisboeta. A realizar uma época abaixo das expetativas, apesar de alguns bons momentos, o clube de Alvalade só venceu metade (sete) dos 14 jogos que realizou esta época no conjunto de todas as competições, tendo empatado um (logo o primeiro, com o SC Braga) e perdido já seis (apenas menos três do que as nove que sofreu na temporada passada).

Mais preocupante, os leões perderam quatro dos últimos seis jogos no conjunto de todas as competições, sofrem golos há quatro jogos consecutivos e, ao todo, esta época já sofreram 19 golos (média de 1,36 golos sofridos por jogo).

Em contrapartida, o Casa Pia apresenta um registo defensivo notável: apenas cinco golos sofridos em dez jogos oficiais esta época (média de 0,5 golos sofridos por jogo). Os gansos têm mesmo a melhor defesa do campeonato, a par do Benfica.

Os casapianos perderam na última jornada da I Liga (1-0 em casa ante o Vizela), mas essa foi apenas a sua segunda derrota da temporada (somaram seis vitórias e dois empates nos restantes jogos) e a primeira desde agosto, quando perderam em casa (emprestada) com o Benfica pela margem mínima na Jornada 2 da I Liga.

Histórico de encontros: domínio do Sporting vincado com vitória suada na Taça, na época passada

Apesar de o Casa Pia estar apenas na sua segunda temporada no escalão principal do futebol português (a primeira tinha sido em 1938/39), há uma longa lista de embates entre os dois clubes no há muito extinto Campeonato de Lisboa.

Ao todo, os dois emblemas mediram forças por 36 vezes e o Sporting venceu 26, empatando sete e perdendo três. O último dos três triunfos do Casa Pia sobre os leões data de 1930.

Aquando da única anterior presença do Casa Pia na I Liga, o Sporting levou a melhor nos dois encontros: triunfou por 4-2 no terreno dos 'gansos' e venceu, depois, por 5-1 em casa.

O embate mais recente entre os dois clubes teve lugar na temporada passada, nos oitavos de final da Taça de Portugal. Em Pina Manique, os leões estiveram a perder, fruto de um golo de Jota Silva (agora jogador do V.Guimarãaes) logo aos oito minutos, mas Coates e Sarabia deram a volta ao marcador e o Sporting venceu por 2-1, seguindo em frente na prova.

Este será também um jogo especial para Rúben Amorim, treinador do Sporting, que orientou o Casa Pia em 2018/19, ajudando o clube a subir então à II Liga.

O que dizem os treinadores

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "O nosso rival direto é o Casa Pia, que está à nossa frente. Temos de ganhar e temos de recuperar a chama, após a eliminação diante do Varzim. Mais importante do que o aspeto financeiro e os títulos, é importante recuperar essa a chama que temos vindo a perder um bocadinho. Temos de voltar a trazer essa chama cá para dentro."

Filipe Martins, treinador do Casa Pia: "É óbvio que, se marcarmos primeiro, podemos causar alguma intranquilidade, ou até mesmo se prolongarmos o 0-0 até certo ponto pode haver alguma ansiedade, mas os jogadores de equipa grande têm de estar preparados para a pressão dos adeptos e dos resultados. Não acredito num Sporting fragilizado ou com falta de confiança. Acho, sim, que vão querer dar a volta ao texto e, do outro lado, vão encontrar uma equipa que vai tentar ser o mais organizada possível e a querer continuar a demonstrar qualidade".

O árbitro

O Conselho de Arbitragem da FPF nomeou para o duelo entre Casa Pia e Sporting o árbitro Hélder Malheiro, que será auxiliado por André Campos e Nuno Pires. Pedro Ramalho será o quarto árbitro, enquanto no videoárbitro estará Carlos Macedo, assistido por João Bessa Silva.

Será o primeiro jogo do Sporting arbitrado pelo árbitro da AF Lisboa nesta época. Hélder Malheiro já dirigiu, contudo, um jogo do Casa Pia em 2022/23: o triunfo por 1-0 no terreno do V.Guimarães.

Sporting e Casa Pia medem forças este sábado, a partir das 20h30, no Estádio José Alvalade. Pode seguir aqui, AO MINUTO, todas as incidências do encontro e assistir aos vídeos com os principais lances do encontro à medida que estes se forem sucedendo.