O Sporting recebe o Famalicão este domingo, a partir das 20h00, no Estádio de Alvalade, em jogo a contar para a 26º jornada do campeonato nacional de futebol.

Com oito pontos de vantagem sobre o segundo classificado FC Porto, à entrada da jornada, o Sporting procura regressar às vitórias depois do empate na visita ao terreno do Moreirense na ronda anterior.

Já o Famalicão chega a Alvalade no 12º lugar da tabela com 26 pontos - seis vitórias, oito empates e onze derrotas - depois de vencer o Paços de Ferreira, por 2-0, na semana passada.

Histórico de confrontos

O histórico de confrontos entre as duas equipas é claramente favorável ao Sporting. Em 24 jogos, os verdes e brancos venceram 19 (79%), contra três empates (12%) e duas derrotas (8%).

Curiosamente o primeiro triunfo do Famalicão contra o Sporting teve lugar na época 2019/2020, no ano de regresso à Primeira Liga, depois de muitos anos de ausência. A última presença tinha tido lugar em 1993/94.

Sporting sem Gonçalo Inácio e Bruno Tabata na receção ao Famalicão; Nuno Mendes disponível
Sporting sem Gonçalo Inácio e Bruno Tabata na receção ao Famalicão; Nuno Mendes disponível
Ver artigo

No dia 23 de setembro de 2019, o conjunto de João Pedro Sousa venceu em Alvalade por 1-2. Em partida da 6.ª jornada, Luciano Vietto ainda deu vantagem aos leões (25'). Na segunda parte, o Famalicão deu ao volta ao texto com tentos de Rúben Lameiras (55') e Sebastián Coates (88') (p.b).

A segunda vitória dos famalicenses aconteceu na mesma temporada. À 23ª jornada, os leões perderam em Vila Nova de Famalicão, por 3-1. Urasic inaugurou o marcador (5') e Diogo Gonçalves bisou (8' e 66'), enquanto Coates reduziu aos 45+1.

Já o mais recente encontro entre os dois emblemas aconteceu na 9ª jornada da presente época e terminou com um empate a duas bolas. Gustavo Assunção e Jhonata Robert marcaram os golos da equipa da casa, enquanto Pedro Gonçalves e Pedro Porro apontaram os tentos dos leões.

Nos 24 jogos entre as duas equipas, o Sporting marcou 72 golos e sofreu 24.

As equipas

Do lado da equipa da casa, Nuno Mendes é o único jogador em dúvida para Rúben Amorim. O lateral está a recuperar de uma contusão na perna direita sofrida em Moreira de Cónegos na segunda-feira.

Já nos famalicenses, Ivo Vieira não pode contar com Bruno Jordão, Leonardo Campana nem Patrick William, todos ausentes por lesão.

O que dizem os treinadores

Rúben Amorim, treinador do Sporting: É uma equipa que vive um bom momento. Já estamos habituados a receber equipas que atravessam bons momentos. O Ivo Vieira teve um grande impacto na equipa. O Famalicão tem jogadores de grande qualidade, jovens e irreverentes. Saíram de um momento mau e estão agora num momento bom. Jogamos em casa, precisamos de ganhar e é isso que vamos fazer. Há ainda várias equipas que podem ser campeãs. Nós só queremos ganhar ao Famalicão. Esse é o nosso foco. No fim, alguém vai ganhar e os outros todos vão perder. O Sporting projetou jogadores e vai estar bem no futuro: o Inácio vai ser jogador, o Matheus vai ser jogador, o Dani vai ser jogador. Isso não vai mudar. O treinador é que pode perder o campeonato. O plantel pode estar tranquilo".

Ivo Vieira, treinador do Famalicão: "Nós temos que criar condições para podermos alcançar um lugar mais confortável na tabela. É verdade que é um momento bom depois da minha chegada cá. Mas ainda longe daquilo que é o objetivo. Perante a mesma situação vamos encarar o jogo de forma natural, sabendo de antemão que é um adversário com uma valia enorme, é o primeiro classificado, é a melhor equipa. Mas nós também temos os nossos argumentos e vamos lutar pelo resultado, e o resultado passa por procurar os três pontos. Sabemos que será uma tarefa difícil, mas não fazia sentido irmos a Alvalade e não tentar os três pontos. Mas vamos conscientes que vai ser uma tarefa extremamente árdua".

Arbitragem

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol divulgou, na quinta-feira, os árbitros nomeados para a 26.ª jornada da I Liga.

Em Alvalade, Rui Costa da Associação de Futebol do Porto vai ser o árbitro principal, com a ajuda de Nuno Manso e João Bessa Silva. João Malheiro Pinto é o 4º árbitro.

Já o VAR fica a cargo de António Nobre, auxiliado por Nélson Pereira.

O encontro entre Sporting e Famalicão arranca às 20h00 deste domingo e pode acompanhá-lo aqui.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.