A nove pontos de distância do Sporting e com outros tantos de vantagem sobre o SC de Braga, o Benfica deverá manter-se no terceiro lugar até ao fim do campeonato, recebendo o Belenenses SAD, no rescaldo da derrota em casa com o Liverpool, por 3-1, na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões.

O encontro da primeira volta frente ao atual 19.º e penúltimo posicionado terminou com a vitória do Benfica por 7-0, após ter sido suspenso aos 48 minutos, depois de os ‘azuis’ – que entraram em campo com nove jogadores, dois deles guarda-redes, devido a um surto de coronavírus – terem ficado sem o número mínimo regulamentar de atletas (sete).

Guia de Forma

O Benfica soma duas derrotas consecutivas e marca há 18 jogos - marcou em todos os jogos desde que Nélson Veríssimo é o treinador. Nos quatro últimos jogos realizados na I Liga, Benfica marcou e sofreu em todos.

O Belenenses SAD não perde há quatro jogos e não sofre golos há três jogos. Os azuis empataram os dois últimos jogos realizados fora de casa.

Fora de casa, o Belenenses SAD ainda não ganhou nesta edição da I Liga, sendo a única equipa ainda sem triunfos como visitante na prova.

Com 17 golos marcados, a equipa comandada por Franclim Carvalho tem a pior defesa desta edição da I Liga.

Histórico de confrontos

O Benfica e Belenenses SAD protagonizam um clássico do futebol português. As duas equipas já se defrontaram por 253 vezes, com clara vantagem dos encarnados, que somam 146 vitórias, contra 59 triunfos da equipa azul.

Em casa, o Benfica apresenta uma clara vantagem nas receções ao Belenenses SAD: em 124 jogos, soma 87 vitórias, enquanto a equipa de Belém venceu em 14 ocasiões.

O emblema encarnado venceu os seis últimos jogos frente ao Belenenses SAD.

As duas equipas defrontaram-se por 161 vezes em jogos para o campeonato, com 98 vitórias do Benfica, 33 empates e 30 vitórias do Belenenses SAD.

O Belenenses SAD não marcou nos quatro últimos jogos frente ao Benfica, sendo que a última vitória foi em 2018-19, por 2-0, em casa.

O azuis não ganham no Estádio da Luz desde 1999-2000, quando venceu por 2-3. A última vez que o Belenenses SAD pontuou.

O que dizem os treinadores

Nélson Verísimo, treinador do Benfica

"Vai ser um jogo difícil, contra uma equipa que, nos últimos quatro jogos, tem vindo a pontuar. Na última jornada venceu e saiu da última posição. Tem aspirações para acreditar que é uma viabilidade a luta pela manutenção. Estamos preparados para um jogo difícil. O Belenenses SAD, provavelmente, não tem muito a perder, e pode montar um bloco médio-baixo para procurar as saídas em transição. Temos de estar à espera que isso possa acontecer. Reconhecemos qualidade e mérito àquilo que o treinador e a equipa têm feito, pelo que temos de estar num bom nível."

Franclim Carvalho, treinador do Belenenses SAD

“Acredito que o Benfica vai fazer alterações, algumas. Agora, a dinâmica coletiva do Benfica está bem instalada, neste momento. O ‘mister’ Nelson Veríssimo já tem algum tempo de trabalho e nota-se a ideia que tem”, disse, em conferência de imprensa, no Estádio Nacional, Oeiras.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.