O Benfica é o primeiro ‘grande’ a disputar a quarta jornada da Primeira Liga, este sábado perante o Vitória de Guimarães, que lidera, juntamente com Sporting e FC Porto, que enfrentam Sporting de Braga e Arouca.
Esta é a primeira jornada após o fecho do mercado de transferências e Benfica e Vitória de Guimarães não têm novidades nas suas equipas, apesar da recente confirmação da recontratação de Gonçalo Guedes, por empréstimo, pelo emblema das águias.
Os encarnados viram partir Odysseas Vlachodimos, Paulo Bernardo, Ristic e Schjelderup no último dia mas receberam o lateral esquerdo espanhol Juan Beñat, por empréstimo do PSG.
Guia de Forma
Os campeões nacionais procuram a terceira vitória seguida na competição, depois do arranque em ‘falso’ com o desaire na visita ao Boavista, frente ao 100% vitorioso Vitória de Guimarães, no segundo jogo sob o comando do brasileiro Paulo Turra.
O Benfica procura impor a primeira derrota aos vitorianos e igualar provisoriamente os outros dois ‘grandes’, que dividem a liderança antes de disputarem esta quarta ronda, que conta com a receção do FC Porto ao Arouca, no domingo, às 18 horas, e a visita do Sporting ao SC Braga, duas horas e meia depois.
Histórico de confrontos
O 79.º jogo entre os dois clubes na Luz para o campeonato está marcado para sábado, a partir das 20h30, num duelo tradicionalmente favorável aos anfitriões, que somam 66 triunfos, contra três dos minhotos, o último dos quais em 2009, e ainda nove empates, o mais recente em 2021.
Na I Liga realizaram-se 156 jogos entre as duas equipas, com 21 vitórias do Vitória de Guimarães, 25 empates e 110 triunfos do Benfica.
As duas equipas já se defrontaram por 180 vezes, com clara vantagem dos encarnados, que somam 125 vitórias, contra 25 triunfos dos vimaranenses O Benfica não perde frente ao Vitória de Guimarães há 27 jogos e para o campeonato são 22 os jogos em que os encarnados estão invictos frente ao Vitória de Guimarães (19 vitórias e três empates).
O último triunfo do emblema de Guimarães frente ao Benfica foi em 2012/13, na final da Taça de Portugal (2-1) e para o campeonato o último foi em 2011/12: 1-0 em casa.
No último encontro, referente à 25.ª jornada da I Liga da época passada, o Benfica goleou, na Luz, o Vitória de Guimarães por 5-1.
O que dizem os treinadores
Roger Schmidt, treinador do Benfica: "É importante ganhar este jogo antes da paragem para a seleção. Têm um novo treinador, estão numa grande forma e estão muito motivos para amanhã. Será um desafio para eles"
Paulo Turra, treinador do Vitória de Guimarães: "O que quero é que o Vitória jogue à Vitória, com intensidade, com verticalidade no momento certo. Trabalhámos com muito foco para realizar uma belíssima partida"
Comentários