O Sporting visita na tarde deste sábado, a partir das 18h00, o Estádio D. Afonso Henriques, para medir forças com o V.Guimarães em partida a contar para a 13.ª jornada da Primeira Liga 23/24.

Os leões, líderes isolados da tabela classificativa, entram em campo já a saber que o Benfica empatou sexta-feira na receção ao Farense, podendo desta forma ampliar a vantagem no topo e cavar um fosso de quatro pontos em relação às águias.

Num terreno onde tem obtido resultados positivos nas últimas deslocações, diante de um adversário que na classificação surge logo atrás dos quatro candidatos ao título, a turma de Rúben Amorim vai desta forma tentar dar seguimento ao triunfo da passada jornada frente ao Gil Vicente, antes de receber o FC Porto em Alvalade, na jornada 14. Nota para o facto de, nos leões, Gonçalo Inácio e Morten Hjulmand estarem 'à bica' e falharem o embate com os dragões se virem um cartão amarelo na 'cidade berço'.

Os verdes e brancos, contudo, vão apresentar-se em Guimarães desfalcados na defesa: Coates cumpre castigo e Jeremiah St.Jueste está lesionado.

Histórico de encontros

Os verdes e brancos só saíram derrotados de uma das últimas nove deslocações ao terreno dos vimaranenses e venceram nas últimas três visitas ao 'castelo' dos conquistadores.

O único triunfo dos vitorianos nas últimas nove receções ao Sporting teve lugar na temporada de 2018/19, quando um golo de Tozé chegou para somar os três pontos. Ao leme do V.Guimarães estava, então, Luís Castro, enquanto Marcel Keiser orientava os de Alvalade.

Sob as ordens de Rúben Amorim, o Sporting nunca perdeu em Guimarães (3 vitórias e um empate). Na temporada passada, golos de Pedro Gonçalves e Arthur Gomes valeram aos leões uma vitória por 2-0.

Ao todo, Vitória SC e Sporting já se defrontaram por 87 ocasiões no terreno dos vimaranenses e a vantagem leonina é considerável: 45 vitórias, contra apenas 18 derrotas. Registaram-se 24 empates. Os últimos 10 encontros resultaram em 5 vitórias do Sporting, 3 empates e dois triunfos dos conquistadores.

Momento de forma

Ambas as equipas chegam a este encontro vindas de triunfos na ronda anterior. O Sporting voltou às vitórias com um triunfo por 3-1 na receção ao Gil Vicente, numa partida em que esteve a perder por 0-1, enquanto o V.Guimarães foi ao Algarve derrotar o Farense por 2-1.

O Sporting ainda só sofreu duas derrotas no conjunto de todas as competições na presente temporada - ante a Atalanta para a Liga Europa e frente ao Benfica para a Primeira Liga - e nos últimos dez jogos que disputou somou 7 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Fora de portas, em 2023/24, o Sporting obteve cinco vitórias, três empates e uma derrota.

Os leões marcaram pelo menos um golo em todos os jogos que disputaram esta temporada. Os leões não ficam em branco num jogo desde 13 de abril, quando perderam 1-0 com a Juventus para a Liga Europa 22/23. A nível interno o Sporting não fica sem marcar desde 5 de abril (0-0 an visita ao Gil Vicente).

Quanto ao V.Guimarães, vem de duas vitórias nos últimos dois jogos e nos últimos dez jogos que disputou somou 6 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. A jogar em casa, contudo, no conjunto de todas as competições esta época já sofreu quatro derrotas, tendo vencido as outras cinco partidas no Estádio D.Afonso Henriques. No anterior jogo que disputou em casa para a Primeira Liga perdeu por 2-1 com o FC Porto.

O que dizem os treinadores

Álvaro Pacheco, treinador do V.Guimarães: "Cada jogo tem a sua história. Todos os adversários têm as suas características, mas o meu foco é de que forma a minha equipa pode crescer e evoluir. Pretendo dar seguimento a isso no próximo desafio, com o Sporting. (…) Não tenho dúvidas nenhumas de que vai ser um excelente jogo e quero que o Vitória volte às vitórias com ‘um grande."

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "O que interessa é ganhar ao V. Guimarães. Olhando para o nosso calendário, sabemos que há sempre jogos difíceis num campeonato muito difícil onde já se provou que todas as equipas podem perder pontos. Não há nada mais além do V. Guimarães. Pensamos jogo a jogo mas temos um objetivo claro no final, não precisamos de estar sempre a falar nisso."

O árbitro

João Pinheiro, da AF , foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro. O Sporting venceu menos de metade dos encontros que disputou até à sob a arbitragem do juiz de : 12 vitórias em 26 jogos, tendo empatado 7 e perdido os outros 7. Nos últimos quatro encontros sob arbitragem de Hugo Pinheiro o Sporting só ganhou um (3-0 ao Boavista), tendo empatado outro (2-2 com o Benfica) e perdido dois (2-0 com o FC Porto na final da Taça da Liga 22/23 e 2-1 com o Boavista).

Quanto ao Vitória SC, triunfou em 5 dos 14 encontros que disputou sob arbitragem de Hugo Pinheiro. O último desses encontros foi já esta temporada e terminou com um nulo na visita dos vimaranenses ao Casa Pia.

V.Guimarães e Sporting entram em campo no Estádio D.Afonso Henriques a partir das 18h00 desde sábado. Poderá seguir aqui, AO MINUTO, todas as incidências do encontro e ver os vídeos com os principais lances do encontro à medida que estes se forem sucedendo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.