O Portimonense recebe este sábado o SL Benfica em partida relativa à 32ª jornada da primeira liga. Os algarvios garantiram recentemente a manutenção na primeira liga e estão assim tranquilos até final do campeonato. Os comandados de Paulo Sérgio entram em campo este sábado sem pressão...mas também sem urgência.

Do outro lado os algarvios terão pela frente um Benfica com uma dose extra de motivação após o triunfo importantíssimo diante do SC Braga e que retirou os minhotos da luta pelo primeiro lugar. Os encarnados procuram uma vitória para depois poderem assistir áquilo que o FC Porto pode fazer diante do Casa Pia. Uma vitória encarnada e um passo em falso dos dragões permitirá desde já ao Benfica sagrar-se campeão nacional.

Momento de forma

Apesar de já ter a manutenção assegurada, não se pode dizer que o Portimonense atravesse atualmente o melhor dos momentos. Nas últimas dez jornadas, os auri negros contam com apenas duas vitórias e dois empates, registando ainda seis derrotas, cinco das quais consecutivas.

Se olharmos para o desempenho em casa, o registo acaba por ser equilibrado. Dos quinze jogos disputados no Municipal de Portimão, os algarvios contam com seis vitórias e outras tantas derrotas, sobrando ainda três empates. Na última ronda os comandados de Paulo Sérgio arrancaram um empate nos descontos no reduto do Casa Pia, resultado que acabou por garantir a manutenção da equipa no maior escalão do nosso futebol.

Já o Benfica parece estar gradualmente a recuperar os índices anímicos que registou em grande parte da temporada. Depois dos dois desaires consecutivos diante de FC Porto e GD Chaves, os encarnados somaram três vitórias consecutivas, a última das quais em casa diante do SC Braga e que significou um passo importante para as águias reconquistarem o campeonato.

No que toca a jogos fora da Luz, o Benfica apresenta um registo muito positivo, com apenas oito pontos perdidos em quinze deslocações. São assim doze vitórias, um empate e duas derrotas fora de portas.

Histórico de confrontos

A partida deste sábado marcará o 40º encontro entre Portimonense e Benfica. Olhando para os 39 jogos entre as duas equipas até agora, é fácil verificar uma clara supremacia dos encarnados. Com efeito, o Benfica regista até agora 31 vitórias contra apenas duas da formação de Portimão, sobrando ainda seis empates.

Se atentarmos apenas aos jogos disputados em solo algarvio o domínio dos encarnados mantém-se, com 15 triunfos contra apenas um do Portimonense. Nas últimas duas épocas a vitória sorriu sempre ao clube da Luz, enquanto que a equipa da casa conseguiu um empate e a sua única vitória nas duas visitas anteriores.

O único triunfo dos algarvios deu-se assim na época 2018/2019. Num jogo da 15ª jornada, autogolos de Rúben Dias e Jardel deram o triunfo ao Portimonense de António Folha, naquele que foi o último jogo de Rui Vitória como treinador do Benfica.

Um dos triunfos mais volumosos das águias deu-se na temporada 2020/21. Dois golos de Seferovic e outros de Pizzi, Darwin e Everton ajudaram o Benfica a sair de Portimão com uma goleada de 1-5.

O que dizem os treinadores

Roger Schmidt, treinador do SL Benfica: "Só faltam três semanas. Colocámos muito esforço. O nosso objetivo é terminar em primeiro. Preparámo-nos para todos os jogos, jogo a jogo. O Portimonense vai tentar fazer o melhor jogo, são uma boa equipa. Não podem descer, não podem ir à Europa, portanto vão estar sem pressão. Vamos dar tudo para ganhar."

Paulo Sérgio, treinador do Portimonense: "Sabemos que há momentos em que vamos ter bola e há momentos em que vamos ter de ser mais pragmáticos, o jogo vai proporcionar-nos tudo isso ao longo dos 90 minutos. Nós temos de estar muito concentrados em cada detalhe e em cada momento do jogo, porque é nossa intenção brigar pelos pontos que estão em disputa"

O árbitro

Artur Soares Dias foi o árbitro nomeado para apitar a partida deste sábado. O juiz da Associação de Futebol do Porto será auxiliado por Paulo Soares e Pedro Ribeiro, enquanto que a dupla de vídeo-árbitros é formada por Cláudio Pereira e Sérgio Jesus.

É a quarta vez que o árbitro portuense apita uma partida do Portimonense esta temporada. Nas outras três, diante de Famalicão e Gil Vicente por duas vezes, a formação algarvia saiu sempre vitoriosa.

Em relação ao Benfica esta será a quinta ocasião em que os encarnados irão encontrar Artur Soares Dias esta época. As águias registam duas vitórias (Paços de Ferreira e Famalicão), um empate (Sporting CP) e uma derrota (FC Porto).