O FC Porto visita esta quinta-feira o Belenenses SAD, em jogo a contar para a 17.ª jornada da I Liga, que colocará frente a frente duas equipas com ambições bem diferentes na prova.

Os ‘dragões’ encontram-se no segundo posto da tabela e estão proibidos de 'escorregar', numa fase do campeonato em que estão a quatro pontos do Sporting e a pouco menos de um mês de receberem a equipa de Rúben Amorim.

Nos últimos cinco jogos (em todas as competições), os campeões nacionais registaram três triunfos (Farense, Gil Vicente e Rio Ave), um empate (Benfica) e uma derrota (Sporting). A vitória mais recente aconteceu na ronda anterior, na receção ao Rio Ave (2-0), com golos de Luis Díaz e Evanilson.

Sérgio Conceição, de resto, já admitiu que irá fazer mudanças na equipa para este jogo, para gerir os índices físicos. O técnico também não poderá contar com Mbaye, Marcano e Otávio, que recuperam de lesões.

Com um percurso bem diferente do seu adversário, o Belenenses SAD luta para não 'afundar' na tabela. A equipa de Petit posiciona-se no 14.º lugar, com 15 pontos, em igualdade com Portimonense e Rio Ave. Os 'azuis' têm apenas mais três pontos que o 'lanterna-vermelha' (Farense), pelo que só a vitória interessa frente ao FC Porto.

Nos últimos cinco jogos disputados, entre todas as competições, o Belenenses SAD averbou duas vitórias (AD Fafe e Tondela) e três derrotas (Portimonense, Benfica e Santa Clara). Na última jornada, a equipa de Petit perdeu 2-0 em casa do Santa Clara, com um golo de penálti de Cryzan e um auto-golo de Calila.

Confronto direto

Relativamente ao confronto direto recente, o FC Porto tem mais motivos para sorrir, dado que não perdeu nenhum dos últimos cinco duelos disputados entre as duas equipas (tem apenas um empate).

Na temporada transata, os 'azuis e brancos' empataram 1-1 no Jamor, na 13.ª jornada, com André Santos a abrir o marcador para a equipa da casa e Alex Telles a igualar na conversão de uma grande penalidade. O FC Porto acabaria por se redimir na 30.ª jornada, no Dragão, com uma goleada por 5-0: marcaram Soares, Marega, Alex Telles, Fábio Vieira e Luis Díaz.

O que dizem os treinadores

Petit: "Espero a equipa mais difícil que vamos apanhar no campeonato, pela sua forma de jogar. É uma equipa com processos bem definidos, com intensidade no último terço, com agressividade na pressão alta, que faz muitos golos em roubos de bola e em transições rápidas. Vamos mostrar aos jogadores onde o FC Porto é mais forte e onde tem algumas dificuldades, para tentarmos explorar."

Sérgio Conceição: "Além do relvado do Jamor, que não me parece estar em bom estado, vamos encontrar uma equipa que defensivamente é uma das melhores da Liga. Fecham-se bem, mas não deixam de fazer golos. São perigosos a explorar a profundidade e o espaço das costas da linha defensiva do adversário. Temos de estar atentos para ganhar."

O árbitro

Fábio Veríssimo foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro entre Belenenses SAD e FC Porto. O juiz da AF Leiria será auxiliado por Bruno Rodrigues e Sérgio Jesus, com Miguel Nogueira como quarto árbitro. Rui Oliveira será o videoárbitro da partida, auxiliado por Pedro Ribeiro.

O Belenenses SAD-FC Porto, da 17.ª jornada da I Liga, está marcado para as 19h00 desta quinta-feira e pode ser acompanhado, ao minuto, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.