Benfica e FC Porto defrontam-se este domingo no estádio da Luz, em jogo da 07.ª jornada da Liga 2018/2019,  numa altura em que as duas equipas estão separadas por um ponto na tabela.

Os "encarnados" estão a um ponto da equipa de Sérgio Conceição e uma vitória no clássico dar o primeiro triunfo a Rui Vitória frente ao FC Porto e a primeira vitória dos 'encarnados', ao cabo de quatro anos. E para conquistar os três pontos é preciso o Benfica marcar golos e há um dado curioso relacionado com este jogo.

Se analisarmos os frente-a-frente entre Iker Casillas, provável titular na baliza portista no domingo, e os jogadores do plantel principal do Benfica chegamos à conclusão de que apenas cinco marcaram ao guardião espanhol, mas apenas um o fez com a camisola dos "encarnados".

Jonas foi o único jogador do plantel às ordens de Rui Vitória que marcou a Casillas com a camisola do Benfica. Aconteceu no clássico da época 2016/2017 no estádio da Luz. O brasileiro marcou logo aos sete minutos, de grande penalidade, cometida por Felipe, mas Maxi Pereira, antigo jogador do Benfica, empatou aos 49.

O português Pizzi foi outro dos atletas que conseguiu colocar a bola no fundo das redes do espanhol. O médio representava o Espanhol de Barcelona quando a 17 de maio de 2014 marcou o único golo da sua equipa na derrota por 3-1 frente ao Real Madrid.

Rafa Silva também sabe o que é marcar a Iker Casillas e até ajudou à vitória da sua equipa. Foi na época 2015/2016 quando o extremo ainda representava o Sporting de Braga que conseguiu a proeza de desfeitear o espanhol. Os bracarenses acabariam por vencer por 3-1.

Dois jogadores que deixaram o Benfica esta época também já tinham marcado a  Casillas: O lateral-esquerdo Eliseu , sem clube após ter terminado o vínculo com os 'encarnados', já balançou as redes defendidas pelo guarda-redes espanhol. O jogador de 35 anos marcou um dos golos do Málaga na derrota por 4-3 frente ao Real Madrid, a 8 de novembro de 2008.

João Carvalho é outro jogador que deixou o Benfica esta época e sabe o que é marcar ao histórico guardião. Ao serviço do Vitória de Setúbal, o médio foi o autor do golo dos sadinos no jogo da época 2016/2017 no estádio do Dragão que terminou empatado a um golo.

Resta agora saber quem será o senhor que se segue nesta lista, ou se alguns dos jogadores já referidos conseguirá voltar a marcar a Iker Casillas.

O clássico entre o Benfica e o FC Porto, da 7.ª ronda da I Liga, está marcado para às 17h30 deste domingo, no Estádio da Luz. Os 'dragões' chegam a este jogo no segundo posto com 15 pontos, mais um que os 'encarnados', numa prova liderada pelo SC Braga com 16 pontos.

*Artigo corrigido e atualizado. Publicado originalmente a 11 de abril de 2018.