A Liga 2014/2015 vai começar com a receção do FC Porto ao Marítimo, num jogo que os "dragões" esperam ganhar para começar a corrigir os erros cometidos na última temporada, mas no qual os insulares estarão à procura de oportunidades para surpreender.

O homem responsável pelo apito inicial para a nova época é Carlos Xistra, um dos árbitros mais reconhecidos do futebol nacional. O árbitro da AF Castelo Branco apitou duas partidas do FC Porto e três do Marítimo na época 2013/2014, todas elas referentes à Primeira Liga. Em jeito de mero exercício estatístico, podemos dizer que o Marítimo perdeu os três jogos dirigidos por Xistra, enquanto o FC Porto ganhou um e perdeu outro.

A última vez que o árbitro, agora com 40 anos, foi responsável por uma partida de uma das equipas foi em abril deste ano, na visita do Marítimo ao terreno do Nacional. Nessa ocasião como nas outras duas, o Marítimo saiu derrotado por 0-2 no dérbi madeirense. Antes disso, Xistra já tinha apitado duas derrotas do Marítimo contra o Estoril-Praia (1-3 e 1-0), um empate entre FC Porto e Nacional da Madeira (1-1) e uma vitória azul-e-branca (1-0) sobre o Belenenses.

Curiosamente, a última vez que Carlos Xistra apitou uma partida entre FC Porto e Marítimo ocorreu na longínqua época 2005/2006. Nessa ocasião foram os "dragões", então comandados pelo holandês Co Adriaanse, que levaram a melhor, com um triunfo tangencial (1-0) graças a um golo de belo efeito de Raúl Meireles. Nessa partida, o árbitro "distribuiu" dois cartões amarelos para cada equipa, tendo ainda protagonizado uma cena invulgar. Aos 25 minutos de jogo, já depois do golo portista, Xistra assinalou uma grande penalidade a favor do FC Porto por um alegado toque com a mão de Willians depois de um remate de Lucho. O juiz expulsou Willians, mas logo de seguida mudou de ideias, deixando o jogador do Marítimo continuar em campo e assinalando pontapé de baliza a favor dos insulares.

O covilhanense, funcionário público de profissão, tem a particularidade de já ter arriscado uma carreira como futebolista, que lhe permitiu passar pelas camadas jovens do Sporting da Covilhã. Esta noite, no Estádio do Dragão, voltará a tomar conta do apito, estando auxiliado por Nuno Pereira e Jorge Cruz, com Tiago Antunes como quarto árbitro. O jogo está marcado para as 20h00 e poderá acompanhar todos os desenvolvimentos ao minuto no SAPO Desporto.