A comitiva do Gil Vicente antecipou hoje o final do estágio no complexo desportivo de Melgaço, num dia marcado pela morte do diretor-geral Dito, indicou à agência Lusa fonte do clube da I Liga de futebol.

A formação orientada por Rui Almeida deveria permanecer até sábado naquele concelho do distrito de Viana do Castelo, onde chegou no domingo e derrotou na quarta-feira o Leixões, da II Liga, por 3-0, num encontro particular realizado à porta fechada.

O Gil Vicente tem ainda jogos-treino marcados com Sporting de Braga (09 de setembro) e Vitória de Guimarães (dia 12), que antecedem a deslocação ao Sporting, para a jornada inaugural da I Liga, no dia 19, às 18:30, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

O antigo internacional português e ex-treinador Dito morreu hoje aos 58 anos, confirmou à Lusa fonte dos minhotos, transmitindo através das redes sociais “o mais profundo pesar” pela perda do “sorriso e boa disposição” de uma figura do futebol português.

O dirigente dos ‘galos’ sentiu-se mal quando viajava de automóvel para Melgaço, tendo sido assistido pelos médicos da formação de Barcelos no local e transportado mais tarde para o hospital de Monção, sem que os esforços surtissem efeito.

Eduardo José Gomes Camassele Mendez, mais conhecido no futebol por Dito, nasceu em Barcelos em 18 de janeiro de 1962 e foi internacional em 17 ocasiões pela seleção nacional, tendo juntando passagens por Gil Vicente, Sporting de Braga, Benfica, FC Porto, Vitória de Setúbal, Sporting de Espinho, Torreense e Ovarense, entre 1975 e 1996.

À carreira como defesa central, abrilhantada pelas conquistas da I Liga e da Taça de Portugal ao serviço das ‘águias’, na temporada 1986/87, seguiu-se um percurso como treinador no Esposende, Salgueiros, Felgueiras, Chaves, Portimonense, Ribeirão, Moreirense, juniores do Sporting de Braga, Varzim, Famalicão e Sporting da Covilhã.

Na última época, Dito estreou-se em funções diretivas e ajudou o Gil Vicente a construir um plantel de raiz para assinalar o regresso à elite, a partir do Campeonato de Portugal, na sequência do ‘caso Mateus’, na companhia do conceituado técnico Vítor Oliveira, responsável pela 10.ª posição, com 43 pontos, 10 acima da zona de despromoção.