O FC Porto apostou numa estratégia de valorização dos jovens ativos para 2024/25 e esse plano parece estar a dar frutos. O "ouro da casa", como Vítor Bruno carinhosamente apelidou, tem sido utilizado de forma recorrente e os números de valor de mercado estão a disparar.

Um dos casos mais evidentes é o de Rodrigo Mora, que passou de valer três para 10 milhões de euros. O médio, de 17 anos, ofensivo só participou em dois jogos pela equipa principal, tendo sido também valorizado pela presença na Seleção Nacional sub-21.

No entanto este não é o único caso de sucesso portista, pois também Martim Fernandes (passou de 4 para 6 milhões de euros) e Vasco Sousa (2 para 5ME) beneficiaram com esta aposta. No entanto esta estratégia não se limitou a ser positiva para os dragões da casa, mas também para os que chegaram este ano.

Francisco Moura está agora avaliado em 7ME e já entrou nas cogitações de Roberto Martínez para a Seleção Nacional e Deniz Gul já vale 4,5 ME.

Noutras contas, Samu manteve-se como um dos mais valiosos do plantel, nos 35ME, enquanto Galeno subiu até aos 27ME. Em sentido contrário, Wendell, Otávio e Fran Navarro desvalorizaram esta época, sendo que só no caso do lateral esquerdo esta redução de preço poderá estar relacionada com a idade (31 anos).