O Projecto Piloto de Avaliação Mista para a Arbitragem é a novidade proposta para alteração ao regulamento de Arbitragem, que será escrutinado na Assembleia-Geral (AG) extraordinária, que decorrerá na sede da LPFP, no Porto, na segunda-feira, às 14h30.

Segundo a mesma fonte, todos os jogos das duas ligas profissionais serão submetidos a esse processo de avaliação mista, feita com recurso aos relatórios dos observadores - tal como já acontece - e às imagens televisivas, sejam elas dos meios de comunicação social ou captadas pelos próprios clubes.

Em caso de aprovação posterior do procedimento a testar, e se os resultados forem considerados positivos, a observação mista passará a constar de forma efectiva no regulamento de arbitragem a partir de 2012/13.

No período de experiência, a Liga irá perceber se os futuros procedimentos vão contribuir para uma avaliação mais aprofundada das arbitragens, retirando peso à apreciação do observador no estádio.

Na prática, terão lugar duas avaliações e tentar-se-á reduzir ao máximo o grau de subjectividade e de erro das avaliações aos juízes das partidas.

A mesma proposta prevê que sejam aceites as imagens dos jogos produzidas pelos próprios clubes quando os mesmos não são televisionados.

Na AG extraordinária, os clubes dirão sim ou não às propostas da direção da LPFP, presidida por Fernando Gomes.

Na agenda de trabalhos serão ainda apreciadas, discutidas e votadas outras propostas de alteração aos regulamentos de Competição, Arbitragem e Disciplina, que vão integrar normas mais rígidas, nomeadamente as punições pelo arremesso de objectos, o que poderá levar à interdição dos estádios.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.