O FC Porto venceu na noite deste domingo na visita ao reduto do Arouca, por 2-0, em jogo da 21ª jornada da I Liga. Os dragões somaram três pontos importantes na antecâmara do clássico com o Sporting com golos de Vitinha ((54') e Mbemba (57').

Notícia menos boa foi a substituição do guarda-redes Diogo Costa, que deixou o relvado de maca depois de cair desamparado depois de esbarrar em Abdoulaye.

Depois de dez minutos iniciais sem grandes oportunidades para as duas equipas, Fábio Vieira fez tremer a defesa do Arouca. Depois de um duelo com Abdoulaye, Otávio lançou o médio portista, que armou um grande remate em zona frontal, mas ficou a ver a bola sair muito perto do poste.

Pouco depois Evanilson desviou de pé direito o cruzamento de Zaidu para dentro da baliza, mas o lance foi anulado por fora de jogo do nigeriano no início da jogada. O lance ainda foi alvo de VAR, que acabou por confirmar a decisão inicial de Hélder Malheiro.

Já aos 27 minutos foi o próprio Evanilson que esteve muito perto de inaugurar o marcador. Otávio ganhou a linha de fundo e cruzou para o brasileiro, que armou o remate mas a bola esbarrou em Thales Oleques.

De seguida foi o Arouca que ameaçou a baliza portista. Diogo Costa foi obrigado a uma grande defesa na sequência de um remate de Quaresma, mas o árbitro acabaria por interromper a jogada por posição irregular. Já nos descontos, depois de um lance entre Otávio e Quaresma, o árbitro indicou que não havia falta e já com o jogo no intervalo, exibiu cartão amarelo ao treinador Sérgio Conceição por protestos.

Na segunda parte, aos dez minutos, Vitinha inaugurou o marcador naquele que foi o primeiro remate enquadrado à baliza de toda a partida. O jovem portista atirou um autêntico tiro de fora da área, com a bola a fazer um efeito que traiu Victor Braga e a entrar junto à trave.

Os adeptos do FC Porto em Arouca não precisaram de esperar muito para voltar a festejar e, aos 57 minutos, Fábio Vieira cruzou para o segundo poste onde Mbemba apareceu a cabecear de forma certeira para o fundo da baliza adversária.

Já aos 77 minutos, depois de um canto já batido por Arsénio, Diogo Costa tentou agarrar nas alturas, esbarrou com Abdoulaye e caiu mal. O jogo esteve interrompido e o jovem guardião do FC Porto acabou por abandonar o relvado de maca. Retomada a partida, Marchesín foi lançado para a baliza, enquanto Eustáquio fez a sua estreia com a camisola dos dragões ao substituir Fábio Vieira.

A longa paragem para assistir o guarda-redes dos dragões motivou 13 minutos de tempo extra. No entanto, nenhuma das equipas conseguiu chegar à baliza adversária com sucesso e o encontro terminou com 2-0 no marcador.

Esta foi a 16.ª vitória consecutiva do FC Porto na I Liga portuguesa de futebol. Os dragões lideram o campeonato com 59 pontos, mais nove do que o campeão Sporting, que ainda hoje recebe o Famalicão. Já o Arouca, que somou o segundo jogo seguido sem vencer, depois do nulo no terreno dos famalicenses, segue no 15.º lugar, com 18 pontos, mais um do que os minhotos.

Veja o resumo do encontro