Não seriam muitos os que no início do campeonato chegaríamos a maio com um Sporting vencedor, sem derrotas e já com a Taça da Liga no bolso. Olhando para os investimentos dos principais rivais, muitos seriam os que colocavam o Sporting a lutar pelo pódio, mas poucos os que pensariam num título.

Mas não eram só as impressões dos adeptos que davam poucas hipóteses a um Sporting no topo da tabela: a matemática também não colocava o dinheiro nesse 'cavalo'.

Olhamos para os dados do site 'FiveThirtyFour', do qual deverá ter ouvido falar, por exemplo, durante as últimas eleições no Estados Unidos da América. Este é um site norte-americano dedicado a sondagens e prognósticos eleitorais, criado pelo analista Nate Silver.

Toda a análise no Especial Sporting Campeão 2020/2021

Mas nem só de política se faz este site, que tem prognósticos para os desfechos de várias competições, desde a NBA, passando pelo basebol e, claro, pelo futebol.

Além da Liga dos Campeões e das principais ligas europeias, a Primeira Liga é uma das analisadas pelo FiveThirtyFour desde 2017/2018. Este ano, o Sporting começou a época com apenas quatro por cento de hipóteses de ganhar a Liga, contra os cinco do SC Braga, os 40 do FC Porto e os 44 do Benfica.

Esta foi a menor probabilidade dada ao Sporting num início de época desde que o site começou a prever a I Liga: em 2017/2018 deu 18%, em 2018/2019 deu 10% e em 2019/2020 deu 12%.

Noutros objetivos, dava 30 por cento de hipóteses dos leões se classificarem para a Liga dos Campeões, contra os 33% do SC Braga, os 84% do FC Porto e os 86% do Benfica.

Mas isto, foi antes da bola começar a rolar. Com o início do campeonato, o Sporting continuou a ser o 'grande' com menos hipóteses de ser vencedor, até entrarmos no segundo mês de 2021.

O Benfica foi o campeão provável do início da época até ao mês de janeiro de 2021, quando o FC Porto passou a ser o vencedor mais provável, e assim se manteve em três atualizações do modelo.

A 2 de fevereiro, antes do início da 17.º jornada, os dragões ainda eram os campeões prováveis, com 44 por cento de hipóteses contra 42 do Sporting. Seguiram-se dois empates dos portistas contra o Belenenses SAD e o SC Braga e duas vitórias leoninsa nas visitas a Marítimo e Gil Vicente, que inverteram os papeis.

A 9 de fevereiro, o modelo já dava 65 por cento de hipóteses ao Sporting, contra 26 dos azuis e brancos. A partir daqui, o Sporting teve sempre melhores hipóteses que a concorrência, mesmo com a quebra durante o mês de abril.

Na última atualização, a 9 de maio e já com Benfica e SC Braga arredados do título, o modelo dava uma probabilidade superior a 99 por cento do Sporting, hipótese que se veio a tornar realidade, contra as expetativas do futebol nacional e dos modelos matemáticos de início de época.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.