Terminal da Pontinha, 15h30. Debaixo de muito calor, e com a Avenida Condes de Carnide já cortada ao trânsito pela polícia para servir de estacionamento improvisado aos muitos autocarros vindos do norte, os adeptos do FC Porto refrescam as gargantas com (muita) cerveja (e não só) e afinam as vozes para aquilo que, esperam, seja uma tarde de festa na capital do país, em pleno terreno do maior rival: a festa da conquista do seu 30.º título de campeão nacional.

Poucos minutos depois, a polícia, equipada a rigor, dá a ordem e a comitiva pode arrancar rumo ao destino. Os cânticos sobem de tom, entre pedidos a Sérgio Conceição para que ofereça mais um título ao FC Porto e outros, com palavras menos simpáticas, dirigidos ao Benfica. Mas os que mais se ouvem são, sobretudo, cânticos de amor ao clube azul e branco.

Assim estava o ambiente na Luz pouco antes do início do jogo

O cortejo, que o SAPO Desporto acompanhou, seguiu tranquilo, sem incidentes e o optimismo era a nota dominante. "De hoje não passa", garantia-nos Joana Lopes, de 19 anos, que nos contou que se levantou bem cedo para se juntar aos seus colegas de claque e rumar a Lisboa. "É a primeira vez que venho ver o FC Porto jogar contra o Benfica à Luz e vai ser logo para sermos campeões. Vai ser lindo", afirmou.

O namorado, Rui, também não coloca outra possibilidade que não seja a de regressarem à 'cidade invicta' já campeões. "Não dá hipóteses...o empate chega, mas vamos ganhar 3-0! Dois do Taremi e um do Evanílson!", vaticinou.

Houve também quem - com mais experiência nestas andanças de vir a Lisboa ver o FC Porto jogar - lembrava outros festejos que acabaram por se tornar icónicos. "Estive cá em 2011, naquele ano em que eles nos apagaram a luz e nos ligaram a rega. Este ano, com este calor, a rega ainda vai saber melhor", gritou-nos Luís Abrantes, enquanto bebia mais uma cerveja.

Adeptos do FC Porto rumo à Luz

E, com os cânticos agora bem mais afinados, a comitiva de adeptos do FC Porto lá chegou ao Estádio da Luz. Uma chegada tranquila, sem sobressaltos, cerca de duas horas antes do início do espetáculo.

Adeptos do Benfica esperam que jogadores honrem a camisola

Na Luz já se encontravam também os adeptos mais 'madrugadores' do Benfica, também eles a tentarem contrariar o calor com bebidas refrescantes. E a cerveja, claro, é a bebida de eleição. Os pontos de mais concentração dos adeptos, a pouco mais de hora e meia eram naturalmente as bancas de comes e bebes, embora os cânticos e os gritos de euforia sejam bem mais comedidos do que aqueles que ouvimos enquanto acompanhámos a comitiva de adeptos 'azuis e brancos'.

"Vamos honrar o manto sagrado. Que sintam a nossa mística e não deixem o FC Porto fazer a festa no nosso relvado". O repto deixado por João Luís em conversa com o SAPO Desporto.

Os adeptos do Benfica à espera da hora de entrada para o recinto

E era esse o sentimento entre os adeptos da casa à entrada do estádio. "Festas, aqui, só queremos ver as nossas", sublinhou outro adepto que estava ao lado, à medida que as imediações das portas de acesso ao recinto se começavam a preencher com as cores de mais e mais adeptos da casa que começavam então, enfim, a fazer-se também eles ouvir a bom som.