Um golo de Cássio, aos 15 minutos, e outro de Ronny, já na entrada da recta final do jogo, aos 84, ditaram o resultado final e um triunfo importante para a formação leiriense no reduto do Rio Ave.

A formação do Lis mostrou astúcia a gerir o resultado e eficácia nos momentos decisivos, protagonizando uma exibição irrepreensível, perante um Rio Ave que nunca evidenciou argumentos para discutir o resultado.

Após este jogo, os vilacondenses mantêm o nono lugar na tabela classificativa, enquanto que a União de Leiria começa esta segunda volta do campeonato mantendo a sétima posição.

Depois de um quarto de hora de domínio repartido, e sem oportunidades de golo em ambas as balizas, o leiriense Cássio desequilibrou o jogo, apontando o 1-0 na sequência de um canto cobrado por Ronny, aos 15 minutos.

O Rio Ave ainda esboçou uma reacção nos 10 minutos seguintes. Primeiro com um remate de João Tomás, ao lado, e depois com uma boa iniciativa de Bruno Gama, mas mal finalizada por Wires.

O segundo tempo começou com um Rio Ave mais energético, já com Chidi no "onze", mostrando maior ambição ofensiva. Ainda assim, parecia faltar aos vila-condenses acutilância no capítulo da finalização.

Aproveitando o pendor atacante dos donos do terreno, a União de Leiria respondia em contra-ataque, com Cássio e Carlão a obrigaram a defensiva da casa a atenção redobrada.

Nos últimos 10 minutos, a pressão dos nortenhos foi por demais evidente, espelhada em duas soberanas oportunidades para igualar, desperdiçadas por Bruno Gama e Sidnei.

No entanto, aos 84 minutos, Ronny deu a "estocada" final nos anfitriões, apontando o 2-0, na sequência de um livre, que ainda embateu em Cássio antes de trair o guardião Mora, dando a vitória à equipa mais inteligente a gerir o resultado.