Os resultados da auditoria forense que foi solicitada pela administração de André Villas-Boas tem uma parte dedicadas às despesas de representação da anterior administração da SAD liderada pelo antigo presidente Jorge Nuno Pinto da Costa.
Entre os gastos, nota para cerca de 70 mil euros gastos em joalharias e relojoarias.
"Os administradores usufruíram de 3,6M€ em Despesas de Representação entre 2014/15 e 2023/24 que não são elegíveis em consonância com o regulamento interno, evidenciando um encargo significativo de custos adicionais. Adicionalmente, a Sociedade incorreu em custos fiscais de 400 mil euros, decorrentes das despesas de representação.
Segundo o documento, parte dessas despesas foi utilizada "para fins estritamente pessoais." Para além dos 70 mil euros gastos em joalharias e relojoarias, há também o registo de 1,1 milhões de euros em viaturas. uso simultâneo de vários veículos, com usufruto de familiares, 700 mil euros em "'refeições profissionais' sem justificação objetiva" e 700 mil euros em "viagens privadas para destinos não relacionados com a atividade do clube".
"Além da utilização do plafond para fins pessoais, os Administradores apresentaram despesas que excederam o limite estabelecido pela Comissão de Vencimentos, totalizando cerca de 420 mil euros de excedente nas 10 épocas analisadas", refere ainda o documento, destacando, depois, as irregularidades processuais.
". Foram identificadas diversas irregularidades de processo, como a ausência de procedimentos para a aprovação e verificação das despesas, bem como a falta de documentação de suporte que comprove a sua natureza;
. Foram ainda identificadas 5.120 despesas sem qualquer evidência de registo na plataforma de gestão interna, totalizando 512 mil euros;
. Inexistência de um valor máximo estabelecido para despesas de combustível, estacionamento e portagens, levando a um gasto descontrolado nestas categorias (255 mil euros);
. Ausência de documentação de suporte que comprove a existência de Despesas de Representação profissional incorridas pelos Administradores (62% das despesas reembolsadas)", acrescenta-se.
Administrador da SAD do FC Porto gastou 5 mil euros em quatro almoços e um jantar
Nos dados divulgados pelos azuis e brancos foi possível analisar que nas despesas de representação, na parte das "refeições", "verifica-se que as dez despesas de maior valor correspondem a quatro almoços e um jantar associados a um Administrador, no valor total de 4.999 euros (incluindo uma enoteca e um restaurante localizado na Mealhada), um almoço relativo a um Administrador no valor de 669 euros, sem descrição associada a esta despesa, um almoço e um jantar de um Administrador, nomeadamente num restaurante situado no Porto e num hotel de cinco estrelas no Douro, no valor de 658 euros e 906 euros, respetivamente, e dois almoços de um Administrador no valor de 651 euros e de 639 euros".
Na parte de "trabalhos especializados", "verifica-se que as dez despesas de maior valor correspondem a sete despesas incorridas por um Administrador, cinco das quais relativas a uma empresa de construção de edifícios e prestação de serviços no âmbito de construção civil e obras públicas, bem como atividades de compra e venda de bens imobiliários, no valor total de 112.360 euros, outra no valor de 6.609 euros relacionada com uma empresa de serralharia e outra de 6.437 euros associada a uma entidade que desenvolve a sua atividade principal no ramo mobiliário, duas despesas incorridas por um Administrador, no valor e 28.987 euros e 13.360 euros, relativas a uma empresa de construção de edifícios e uma entidade cuja atividade principal é a restauração/fornecimento de refeições para eventos, respetivamente, e uma despesa com bens de luxo incorrida por um Administrador no valor de 5.000 euros associada a uma joalharia (vide conclusão adiante quanto a despesas adicionais de joalharia/relojoaria incorridas a título de despesas de representação profissionais)".
No capítulo que analisa as Despesas de Representação pode ler-se que "foi selecionada uma despesa registada sob a tipologia de material desportivo no valor de 2.640 euros, incorrida por um Administrador, tendo sido disponibilizada a respetiva fatura e o comprovativo de pagamento da mesma. De referir que o fornecedor relativo a esta despesa corresponde a uma joalharia/relojoaria, não tendo sido obtidos esclarecimentos quanto ao respetivo enquadramento na atividade da FC Porto - SAD. Adicionalmente, não foi disponibilizada evidência da aprovação da despesa".
Ainda no âmbito dos trabalhos especializados, "foi selecionada uma despesa no valor de 824 euros, incorrida por um Administrador, tendo sido disponibilizada a respetiva fatura. De acordo com esse documento, a despesa é relativa a compra de bens num supermercado, não tendo sido obtidos esclarecimentos no que respeita ao seu enquadramento na atividade da FC Porto - SAD".
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