Aurélio Buta foi a grande novidade na lista de convocados do Benfica para os dois jogos da pré-temporada frente a Bétis e Hull City, no Estádio do Algarve. O jovem defesa, de 20 anos, aproveitou a ausência de André Almeida, a contas com uma contusão na coxa direita, para se mostrar a Rui Vitória e, assim, lutar por um lugar como um dos laterais direitos do plantel.

Buta jogou os 90 minutos no particular com os ‘tigers’ e acabou por ser premiado com a presença em Inglaterra, onde os ‘encarnados’ irão disputar a Emirates Cup. De acordo com o jornal Record, o jovem angolano nem sempre foi defesa, tendo chegado aos ‘encarnados’ como extremo, altura em que era iniciado no Beira-Mar.

A escassez de laterais no Seixal fez com que o jogador aprendesse a nova posição, quer nos treinos, quer a ver vídeos. “É inteligente e aprendeu depressa, mas foi difícil, porque gostava mais de estar perto da baliza”, conta Hugo Santos, jogador do Mafra que passou pela formação das ‘águias’.

Buta acabou por ser testado pela primeira vez como lateral em 2014/2015, num torneio de juniores na Alemanha. Esta quarta-feira voltou a ser titular na vitória do Benfica sobre o Swindon Town, jogo-treino realizado à porta fechada.

O defesa deu nas vistas na última época ao serviço da equipa B, onde cumpriu 31 jogos e marcou dois golos. Agora é apontado mesmo como um dos herdeiros de Nélson Semedo, que deixou o clube da Luz rumo ao Barcelona este defeso.

A mesma publicação refere ainda que a jovem promessa tem vários interessados que o conhecem de vários torneios da formação, sendo que em Inglaterra muitos clubes estão atentos à evolução do jogador.