A defesa do FC Porto de Conceição começa a dar sinais de fraqueza e poderá um factor a explorar pelo Benfica na próxima sexta-feira, no Clássico no Dragão, em jogo da 13.ª ronda da I Liga.

Frente ao Desportivo das Aves, os azuis-e-brancos fizeram o pior jogo na Liga em termos defensivos. Com muitos erros individuais, Conceição não deve ter ficado nada agradado já que a formação de Lito Vidigal logrou rematar por treze vezes à baliza de José Sá. Um registo preocupante para o FC Porto. O Sporting, por exemplo, um dos candidatos ao título, apenas fez cinco remates à baliza dos ´dragões` no Clássico de Alvalade, que terminou empatado a zero bolas.

Nunca uma equipa em Portugal tinha incomodado tanto os homens de Conceição esta temporada. Para se encontrar um Dragão tão permeável, é preciso ir lá fora, mais precisamente à Liga dos Campeões de acordo com números do jornal OJogo, na sua edição desta segunda-feira. Na terceira ronda da prova, o FC Porto perdeu na Alemanha com o RB Leipzig por 3-2, num jogo em que a equipa de Conceição foi dominada do início ao fim. Os alemães remataram por 21 vezes à baliza defendida por José Sá, naquele que é o pior registo defensivo do FC Porto em 2017/2018.

A permeabilidade revelada na Vila das Aves é ainda mais preocupante se tivermos em conta que, em Portugal, o Braga tinha sido a equipa que mais incomodou o FC Porto. Apensar disso, os minhotos não foram além dos seis remates à baliza azul-e-branca, menos de metade do que fez o Aves. De referir que, em média, os azuis-e-brancos concedem 5,7 remates por encontro nas provas internas. Números que o Aves mais que dobrou. Ao intervalo, a equipa de Lito Vidigal tinha feito nove remates à baliza de José Sá.

Na Liga dos Campeões, depois do RB Leipzig, a pior performance defensiva dos ´dragões` foi na receção ao Besiktas (derrota por 3-1). Os turcos foram os únicos a dominar a equipa de Conceição em casa, rematando por 12 vezes à baliza, na altura defendida por Iker Casillas.

Números que preocupam Sérgio Conceição e que dão algum ânimo ao Benfica, para o Clássico de sexta-feira. Em caso de vitória no Dragão, os ´encarnados` igualam o FC Porto.

Veja o resumo do Aves-FC Porto