Decorrido o primeiro terço do campeonato, com a paragem para os jogos das seleções, é tempo de balanços à 11.ª jornada.
Como estava então o campeonato há um ano atrás? O Sporting era líder, o mesmo se passa este ano – mas em igualdade pontual com o FC Porto - e curiosamente com os leões a somarem os mesmos pontos (mesmo número de (9) vitórias e (2) empates), mas menos golos (-9 em relação à época passada, 26 contra os 17 no mesmo período). Os leões são o terceiro ataque da prova, com o mesmo número de golos marcados que o SC Braga e o Tondela. Mas é no registo defensivo que os números do Sporting impressionam: Apenas quatro golos sofridos em 11 encontros o que atesta bem a solidez da equipa orientada por Rúben Amorim.
O também líder FC Porto é a segunda equipa que mais pontos soma por esta altura em comparação com a época anterior: São mais quatro pontos. Curiosamente a nível ofensivo, os dragões mantêm os mesmos números e foi mesmo na menor permeabilidade defensiva que houve uma evolução em relação à época transata. Por esta altura, os dragões já tinham averbado 15 golos, em comparação aos sete desta temporada. A evolução classificativa essa é clara: Do terceiro lugar em 20/21 para a liderança na tabela. A equipa orientada por Sérgio Conceição soma mais vitórias (9 contra 8) e nenhuma derrota quando no ano passado já tinha averbado duas.
O FC Porto é também a equipa que mais goleou, depois das vitórias gordas frente ao Arouca (3-0), Moreirense (5-0), Boavista (4-1) e Santa Clara (0-3). É por isso o melhor ataque da prova com 28 golos (o mesmo de número de golos apontados que no ano anterior). Os dragões também somam um registo impressionante: Há 39 jogos que não conhecem o sabor da derrota na I Liga. A última derrota aconteceu há mais de um ano, na deslocação a Paços de Ferreira (derrota por 3-2).
Já o Benfica teve um arranque de sonho na Primeira Liga, depois de somar sete vitórias consecutivas, trajetória que foi interrompida com o desaire caseiro frente ao sensacional Portimonense no estádio da Luz (0-1). Os algarvios são mesmo a equipa que mais evoluiu de um ano e para o outro, somando mais nove pontos que no ano passado. A equipa de Portimão era por esta altura, em 20/21, o ‘lanterna vermelha’ do campeonato, e é para já sexto do campeonato com 17 pontos e a apenas dois do SC Braga que é quinto. Puxando de novo pelos números das águias, o Benfica conta com mais um ponto do que em 20/21, mais golos marcados (27 contra 25) e menos cinco sofridos (12 contra sete). A diferença para o primeiro também é menor: À 11.ª jornada, a equipa encarnada estava a dois pontos de diferença do líder Sporting. Este ano está a apenas um ponto dos líderes Sporting e FC Porto. Em relação a resultados avultado, a maior goleada da época até agora pertence ao Benfica depois dos 6-1 impostos ao SC Braga no estádio da Luz na última jornada.
No que diz respeito ao número de golos marcados na I Liga ao cabo de 11 jogos, a média mantém-se para já superior ao que foram os números na competição do ano passado: 2,56 golos por jogo contra os 2,42 golos da época anterior.
Com o FC Porto como o ataque mais concretizador, o B-SAD está no polo oposto com apenas sete golos apontados. Os azuis ocupam um desconfortável 16.º lugar. O pior ataque é o do Santa Clara (23 golos sofridos) condizente com a posição na tabela, último lugar da classificação com apenas seis pontos somados. Curiosamente são as duas equipas das ilhas que se encontram na última e penúltima posição (Marítimo é 17.º com 7 pontos). O conjunto insular da Madeira é mesmo o conjunto da I Liga que soma menos vitórias até ao momento (apenas uma). A equipa que somou mais empates até ao momento é o Vizela (7). A equipa do distrito de braga – que também subiu este ano à primeira liga – é 14.º da tabela com 10 pontos.
É impossível não mencionar o Estoril, equipa sensação da prova até momento. Os 'canarinhos' que subiram este ano ao primeiro escalão ocupam um 'extraordinário' quarto lugar com 20 pontos, depois de cinco vitórias, cinco empates e apenas uma derrota frente ao campeão Sporting. Os estorilistas impuseram também um empate na Amoreira frente ao Benfica (1-1).
O Tondela também está a realizar um campeonato digno de registo, ao somar mais três pontos que no ano anterior em igual período. A equipa beirã ocupava em 20/21 a 16.ª posição, este ano encontra-se para já num tranquilo 9.º lugar, com o Boavista logo atrás na 10.º posição, os axadrezados somam mais dois pontos do que no ano passado (Eram 17.ºs em 20/21).
Em relação ao percurso do SC Braga, os 'arsenalistas' são quintos da tabela, com 19 pontos (cinco vitórias, quatro empates e duas derrotas). A equipa orientada por Carlos Carvalhal soma menos cinco pontos do que no ano passado (19 contra 24) e desceu um lugar na classificação.
A próxima jornada da I Liga inicia-se no dia 26 de novembro, com a receção do Moreirense ao Gil Vicente.
Comentários