As grandes exibições de Simon Banza nesta temporada, ao serviço do SC Braga, reforçaram o interesse estrangeiro em contar com os serviços do avançado congolês.

Além de Estugarda, Fiorentina e West Ham, também a Roma está atenta à situação do atacante, de 27 anos, que em 2023/24 já leva 23 golos e sete assistências nos 40 jogos disputados pelos guerreiros.

Ora esta possibilidade faz António Salvador sonhar com um encaixe milionário, uma vez que Banza tem uma cláusula de rescisão fixada nos 40 milhões de euros e, mesmo que haja necessidade de baixar esse valor, o custo da saída do avançado deixaria sempre lucro nos cofres do SC Braga.

Esta época o congolês deu muito trabalho a Gyokeres para se sagra melhor marcador da I Liga, marcando 21 golos em 27 partidas e ficando perto do sueco, que faturou por 27 ocasiões.

Perante esta possível transferência, os responsáveis dos 'guerreiros' já estão a olhar para o mercado a equacionar quem seria um digno sucessor de Banza e identificaram Samuel Essende, do Vizela, como uma opção.

O ponta de lança, de 26 anos, impressiona do alto dos seus 1,92 metros e tem revelado um faro de golo interessante se considerarmos que atuou numa das equipas despromovidas à II Liga. Esta temporada, Essende fez 16 golos e uma assistência em 35 jogos, sendo que o Vizela já garantiu a compra do seu passe, após o jogador ter estado emprestado pelo Caen nesta época.

As semelhanças entre Banza e Essende não ficam por aqui, uma vez que ambos têm dupla nacionalidade, francesa e congolesa, sendo que o bracarense já optou jogar pela RD do Congo, enquanto o vizelense ainda não foi convocado para nenhuma das seleções, portanto ainda não definiu que país representará.