Bas Dost está de regresso aos convocados do Sporting. O avançado holandês está afastado da competição desde a receção ao Vitória de Guimarães, onde se lesionou, tendo falhado os compromissos diante do Estoril, FC Porto, Feirense e Astana.

Apesar das boas indicações nos treinos, o jogador ainda não se encontra totalmente recuperado da lesão na grelha costal, pelo que deverá começar a partida desta segunda-feira, com o Tondela, no banco.

Jorge Jesus deu conta do regresso do avançado na antevisão da partida com a equipa beirã. "Bas Dost está recuperado da lesão que teve e é um jogador que vamos contar. Será levado para jogo e pode não estar a cem por cento, mas será lançado", referiu o treinador ‘leonino’.

Jorge Jesus, de resto, tem motivos para sorrir com o regresso de Bas Dost, dada a preponderância do holandês na equipa ‘verde e branca’. Antes da lesão, o ponta de lança tinha alinhado de início em todas as 19 jornadas da Liga portuguesa 2017/18, falhando apenas os dez minutos finais do jogo com o SC Braga, à 11.ª jornada, de onde saiu com queixas físicas já depois de ter colocado a formação ‘leonina’ a vencer por 1-0 (partida acabaria empatada a dois golos).

Nesses 19 jogos, Bas Dost marcou 19 golos, correspondentes a 45 por cento dos tentos apontados pelo Sporting na prova até então. É, de resto, o melhor marcador da equipa.

O avançado holandês estreou-se pelo Sporting a 10 de setembro de 2016, num triunfo sobre o Rio Ave. E logo aí deixou a sua marca, com um golo. Desde então disputou mais 74 jogos com a camisola do clube e marcou mais 60 golos. São 61 golos em 75 jogos, numa média de um golo a cada 101 minutos em campo.

De referir que nos quatro embates que o jogador falhou, o Sporting somou duas derrotas - contra o Estoril (2-1, para o campeonato) e FC Porto (1-0, Taça de Portugal) – e duas vitórias - Feirense (2-0, campeonato) e Astana (3-1, Liga Europa).