Bas Dost continua a ser a principal referência ofensiva do Sporting, mas esta temporada não assumiu a ‘responsabilidade’ total dos golos leoninos até agora. Depois de uma época de estreia onde foi o segundo melhor marcador da Europa, o internacional pela Holanda continua de pé quente, mas tem companhia na hora de colocar o nome na lista de marcadores. A percentagem de Bas Dost está mais baixa, mas continua a ser determinante para o Sporting.
Nos 18 golos marcados para já nesta época pelos ‘leões’, Bas Dost assinou cinco deles que simboliza uma percentagem de 27,7% dos tentos marcados. Na ‘perseguição’, Gelson Martins e Bruno Fernandes somam quatro tentos cada para uma percentagem de 22,2 % do ‘bolo’ de golos marcados.
Para fechar as contas dos marcadores, para já, em Alvalade, Doumbia, Adrien Silva, Battaglia, Acuña e Coates também já fizeram o gosto ao pé na temporada 2017/18. Individualmente, cada um representa 5,5% dos tentos marcados em Alvalade.
Apesar de ainda estarmos no arranque da temporada que se prevê longa, a distribuição dos golos leoninos mostram uma tendência para evitar a ‘dependência’ dos tentos de Bas Dost à semelhança do que surgiu no ano passado.
Na época que fechou, recorde-se, o holandês terminou com uma média de 43,3% dos golos marcados pelo Sporting, um número bastante superior ao segundo nome a surgir na lista de marcadores. Na altura, Alan Ruiz e Gelson foram os que mais concretizaram a seguir a Bas Dost com sete golos marcados cada um no decorrer da temporada (8,4% dos tentos). Seguiram-se Bruno César e Adrien Silva (6 golos cada para uma percentagem de 7,2%).
Comentários