O Sporting anunciou sábado ter chegado a um princípio de acordo com Eintracht Frankfurt para a transferência a título definitivo do avançado Bas Dost para o clube da Liga alemã, sem que os valores envolvidos na operação tivessem, no entanto, sido revelados. Ainda assim, a imprensa nacional avança com valores.

Ora, este domingo, o jornal O Jogo explica na edição impressa que os leões recebem, pelo menos, oito milhões de euros com a venda do internacional holandês, aos quais se juntam mais dois pelo cumprimento de objetivos.

Por outro lado, o jornal A Bola garante que a SAD leonina aceitou 9 milhões de euros pelo avançado, aos quais podem acrescer mais dois milhões, consoante objetivos. Já o Record falou num valor de 10 milhões de euros, não mencionando qualquer cláusula relativa a objetivos.

Seja qual for o montante da venda do internacional holandês, uma coisa é certa: a este valor há que acrescentar os ordenados do jogador. Os leões vão poupar, pelo menos, 11,8 milhões de euros só em salários. Isto porque o internacional holandês, que ainda tem dois anos de contrato, é o jogador mais bem pago do campeonato português com um salário de 5,9 milhões de euros brutos por ano - cerca de três milhões de euros líquidos.

O avançado holandês, que já não foi convocado para o jogo com o Sporting de Braga, deverá rumar nos próximos dias à Alemanha para fazer os habituais exames médicos e assinar contrato com o Eintracht Frankfurt, onde alinha o português Gonçalo Paciência.

Este será um regresso do ponta de lança holandês à Alemanha, onde representou o Wolfsburgo entre 2012 e 2016, antes de rumar ao emblema de Alvalade.

Bas Dost chegou ao Sporting em 2016/2017, com os 'leões' a pagarem 10 milhões de euros pelo seu passe. Marcou 93 golos em 127 jogos pelos 'leões' tendo conquistado uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga. Nos últimos jogos perdeu protagonismo no ataque leonino.