A Belenenses SAD já respondeu à notícia do jornal 'Público' onde é referido que o clube ocultou ao Fisco e à Segurança Social salários pagos a funcionários, sem a emissão do respetivo recibo, algo que pode constituir crime de fraude fiscal.

A SAD do Belenenses esclarece que o adiantamentos por conta de salários é "uma prática corrente no futebol (e em outros setores) que não gera o pagamento de imposto ou contribuição". O clube lembra que "uma parte do não processamento de salários é anterior a 2012. Vem de anteriores administrações".

Belenenses SAD escondeu salários do fisco e Segurança Social. Liga ignorou e licenciou a equipa
Belenenses SAD escondeu salários do fisco e Segurança Social. Liga ignorou e licenciou a equipa
Ver artigo

Em comunicado publicado no site site oficial, o clube recorda ainda que nos últimos anos "nem a Liga nem algum dos nossos concorrentes levantou qualquer questão sobre os factos que são notícia do Público e constam dos R&C da Belenenses SAD". O emblema liderado por Rui Pedro Soares diz que a notícia do Público enquadra-se "no âmbito do litígio com a atual direção" do Clube de Futebol Os Belenenses.

Eis o comunicado da Belenenses SAD

"(...) A informação veiculada pelo Público sobre o processamento de salários tem como fonte os Relatórios e Contas (R&C) da Belenenses SAD. Os R&C são publicados no nosso site e enviados à AT. A AT nunca ordenou correções às contas. A Belenenses SAD apresenta todos os anos à Liga de Clubes a certidão da AT e da Segurança Social de situação contributiva regularizada.

No exercício de 2019/20, a Belenenses SAD processou cerca de 5 milhões de euros de salários, mais de 400 mil euros/mês. Desde 2013/2014, a Belenenses SAD já pagou mais de 9 milhões de euros de retenções na fonte de IRS e de Segurança Social – só em 2019/20, foram mais de 1,330 milhões de euros.

Parte da notícia do Público refere-se a adiantamentos por conta de salários, uma prática corrente no futebol (e em outros setores) que não gera o pagamento de imposto ou contribuição. Neste mês de Agosto, a Belenenses SAD já adiantou salários a 2 jogadores.

Como bem diz o Público, uma parte do não processamento de salários é anterior a 2012. Vem de anteriores administrações.

Os processos anuais de licenciamento da Liga de Clubes são concorrenciais e fortemente escrutinados. Ao longo de anos a fio, incluindo o da época de 2020/21, nem a Liga nem algum dos nossos concorrentes levantou qualquer questão sobre os factos que são notícia do Público e constam dos R&C da Belenenses SAD.

A Belenenses SAD enquadra esta notícia do Público no âmbito do litígio com a atual direção do CFB e não mais do que isso. Desde 2012, a Belenenses SAD deixou de ser notícia de jornal por salários em atraso e dívidas à AT e à Segurança Social. Processou mais de 25 milhões de euros de salários. Pagou mais de 2 milhões de euros dos planos prestacionais com a AT e a Segurança Social de dívidas do passado. A memória das pessoas é curta, mas os documentos sobre a situação da Belenenses SAD em 2012 existem, são públicos, e permitem a comparação com a sua situação atual.

A Belenenses SAD prosseguirá o seu caminho de sociedade desportiva cumpridora, profissional e respeitada, mas não deixará de defender o seu bom nome".

Na sua edição desta quarta-feira, o jornal 'Público' escreveu que a Belenenses SAD terá escondido salários pagos a funcionários ao fisco e a Segurança Social. O jornal refere que parte dos vencimentos dos funcionários são pagos sem processamentos e recibos.

O 'Público' adianta que durante anos, a SAD do Belenenses incorreu nesta prática e que só na época 2018/2019 terá pago cerca de um milhão de euros sem os processar e sem emitir os respectivos recibos. Com este expediente, o clube não terá pago, na devida altura os impostos ao Estado. Essa prática pode constituir crime de fraude fiscal.

A SAD do Belenenses é liderada por Rui Pedro Soares desde 2012, através da sociedade Codecity Players Investment, S.A., da qual é Presidente do Conselho de Administração. A SAD e o clube separaram-se em 2018, devido a desentendimento. Neste momento há dois Belenenses em Portugal.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.