O Benfica está obrigado, mais do que nunca, a vencer na Vila da Aves e regressar aos triunfos na Primeira Liga. Mais do que vencer, os ´encarnados` precisam de convencer os adeptos que as últimas exibições já estão ultrapassadas e que a equipa de Rui Vitória já está noutra dimensão.

É que nos últimos oito jogos, os ´encarnados` apenas venceram dois, uma para a Taça com o Olhanense e outro em casa com o Paços de Ferreira para a Liga. Pelo meio, empatou com o Marítimo para a Liga e o SC Braga para a Taça da Liga e perdeu com o CSKA Moscovo, Basileia e Manchester United para Champions e Boavista para a I Liga.

Para este encontro na Vila das Aves, o jovem Svilar é o único com lugar garantido no onze, apesar do erro frente ao Manchester United na sua estreia na Champions.

"O Svilar é o guarda-redes que nos dá o que queremos neste contexto de jogo. Tem uma grande leitura de jogo, capacidade de tirar profundidade ao adversário e é rápido a decidir nos lances de um contra um. Mais erro menos erro, é o jogador que nos dá o que queremos. Vai errar mais vezes, é um jovem, tem muita qualidade e potencial, mas vai crescer muito e vai ser um guarda-redes de grande nível. Tem as características que queremos. As tomadas de decisão são minhas. Escolho o guarda-redes que entendo e quando entendo", disse Rui Vitória, em conferência de imprensa.

Do outro lado o Benfica vai encontrar uma equipa que está à procura de se reerguer na Liga, depois da saída do técnico Ricardo Soares e a entrada de Lito Vidigal. A equipa vem de uma vitória na Taça de Portugal frente ao Vila Real e na I Liga apenas venceu um dos últimos oito jogos. Lito Vidigal coloca a pressão de vencer no lado ´encarnado`.

"A melhor altura para jogar com o Benfica é esta e é agora que temos que estar preparados. Sempre costumo dizer que jogando contra clubes com a dimensão do Benfica, com a qualidade dos seus jogadores, temos 4 ou 5% de possibilidades de ganhar. Desta vez e porque estamos a ganhar há 15 dias se calhar até passam para 2%. É dentro dessa percentagem que temos que lutar para ganhar. Temos uma pequena percentagem, mas é nisso que temos que nos apoiar. Sou realista. Mas ninguém me tira a ambição de podermos ganhar", frisou o técnico em conferência de imprensa.

Um favoritismo que Rui Vitória assume, mas não com os números de Lito.

"Quando há mudanças de treinador, há algumas modificações no rendimento das equipas e dos jogadores. Vamos encontrar uma equipa difícil. As equipas do Lito são sempre determinadas e aguerridas. O Lito diz que tem 2% de probabilidade, mas, no íntimo, sabe que não é assim e que isso é conversa para nós ouvirmos e pensarmos que será fácil. Não vai ser fácil e vamos ter de trabalhar muito", antecipou.

Para este jogo com o Desportivo das Aves, Rui Vitória não poderá contar com Douglas e Douglas, por opção técnica, e Samaris, a cumprir castigo.

O Benfica, terceiro classificado com 17 pontos, e Desportivo das Aves, 16.º com seis, jogam no domingo, a partir das 18:00, na Vila das Aves, num encontro que será dirigido pelo árbitro Nuno Almeida, da Associação de Futebol do Algarve.