Uma derrota no primeiro jogo de preparação serviu de rastilho ao Benfica, que a partir daí somou vitórias na pré-temporada, com o FC Porto a ‘tropeçar’ duas vezes, enquanto o Sporting não venceu qualquer jogo.

No encontro que serviu de apresentação do campeão aos sócios e também de despedida ao avançado brasileiro Jonas, o Anderlecht venceu por 2-1 no Estádio da Luz, um tónico que abriu o caminho às vitórias do Benfica, que começou com a goleada por 8-0 diante da Académica, antes da partida para os Estados Unidos.

Chegada a terras americanas, a equipa de Bruno Laje, mesmo sem Jonas e João Félix, vendido por 120 milhões ao Atlético de Madrid, venceu os mexicanos do Chivas Guadalajara por 3-0, no primeiro encontro da International Champions Cup, competição que viria a conquistar, depois de derrotar os italianos da Fiorentina (2-1) e do AC Milan (1-0).

Pelo meio, os jogos-treino contra equipas amadoras permitiram afinar a pontaria, com vitórias por 9-1, 5-0 e 6-0, contra o Academica Soccer Club, Ocean City Nor’easters e Baltimore Christos, respetivamente.

No regresso a Lisboa, o Benfica venceu o Cova da Piedade, da II Liga, por 6-0, no último teste antes da Supertaça, no domingo, que acabou por vencer por 5-0 diante do rival Sporting.

O vice-campeão FC Porto começou a golear em jogos-treino, primeiro o Recreio de Águeda (6-0), depois o Varzim (4-0), vencendo também o Penafiel (1-0), antes do estágio no Algarve, onde derrotou os ingleses do Fulham (1-0), no primeiro encontro de preparação.

Na Copa Ibérica, os ‘dragões’ empataram 1-1 com o Bétis e venceram na marcação de grandes penalidades (5-4), seguindo-se outra equipa espanhola na final, o Getafe, conquistando o troféu com uma vitória por 2-1. Na despedida de Lagos, nova vitória em jogo-treino, diante do Farense (4-2).

De volta ao Norte para a apresentação aos adeptos, o Mónaco estragou a festa à equipa de Sérgio Conceição ao vencer por 1-0 e os portistas terminaram a preparação, à porta fechada, com vitórias sobre o Sporting de Braga (1-0) e a equipa ‘B’ dos ‘dragões’ (6-2), no mesmo dia.

A época oficial do FC Porto também já começou, com um triunfo por 1-0 no terreno do Krasnodar, na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Já os ‘leões’ demoram a ‘rugir’, a pré-temporada começou com uma derrota perante o Rapperswil (2-1), da terceira divisão suíça, e um empate por 2-2 diante do St. Gallen, primodivisionário desse país.

A equipa de Marcel Keizer regressou a Alcochete para disputar um jogo-treino diante do Estoril, da II Liga, que acabaria por perder por 1-0, antes da partida para a Bélgica, onde defrontou o Club Brugge e voltou a empatar 2-2, desta feita perdendo nas grandes penalidades.

A formação leonina fez ainda uma viagem aos Estados Unidos para enfrentar o campeão europeu, Liverpool, naquele que foi o seu melhor encontro, tendo empatado 2-2. Na apresentação aos sócios, o Sporting perdeu com o Valência por 2-1.