O Benfica empatou a dois golos na visita ao Boavista, no jogo de abertura da 23.ª jornada da I Liga, depois de ter estado a vencer por 2-0. Taarabt (21 minutos) e Grimaldo (30') colocaram os encarnados em vantagem, mas a equipa de Petit surgiu revigorada na segunda parte e conseguiu chegar à igualdade com golos de Gustavo Sauer (74') e Makouta (80').
Com este resultado, o Benfica segue na terceira posição, com 51 pontos, e pode ver FC Porto e Sporting, que têm menos um jogo, distanciarem-se (ainda mais ) na tabela classificativa. Já o Boavista, que não vence há oito partidas, é 12.º classificado, com 22 pontos.
Veja o resumo
Nas águias, Nélson Veríssimo fez apenas uma alteração em relação à equipa que começou o jogo com o Santa Clara. Adel Taarabt regressou ao onze e fez dupla com Weigl no meio-campo, relegando Paulo Bernardo para o banco de suplentes.
Com dois centrais castigados (Porozo e Abascal), Petit teve de adaptar Javi García ao eixo da defesa axadrezada, ao lado de Ilori e Cannon. Foi precisamente o espanhol a afastar para canto um cruzamento venenoso de Rafa na direita, à procura de Gonçalo Ramos (9’).
Ainda nem 20 minutos tinham decorrido e o Boavista perdia mais um central de raiz, em virtude da lesão de Tiago Ilori (entrou Hamache). O Benfica ‘aproveitou a deixa’ para causar estragos, chegando à vantagem numa excelente jogada coletiva que terminou com Taarabt (21’), de fora da área, a rematar em jeito sem hipóteses para Bracali. O marroquino não marcava há mais de dois anos.
Tentou responder o Boavista aos 28’ com Musa a atirar muito perto do poste da baliza encarnada, depois de uma arrancada de Nathan. No entanto, seria o Benfica a festejar novamente no Bessa: jogada iniciada na esquerda por Grimaldo, a lançar Darwin na profundidade, este cruzou para Rafa que atirou para a defesa de Bracali, mas Grimaldo apareceu para a recarga e colocou a bola no fundo da baliza.
Com duas jogadas coletivas bem executadas, a equipa de Nélson Veríssimo justificava a vantagem no Bessa e até ao intervalo ainda teve mais dois golos anulados, ambos por fora de jogo. Pelo meio, Otamendi viu o quinto amarelo e fica afastado da receção ao Vitória de Guimarães, na próxima ronda.
A segunda parte começou com uma jogada de perigo do Boavista, a deixar Musa na cara do golo, mas Vlachodimos conseguiu fazer bem a mancha. O Benfica limitava-se a gerir e só aos 56' voltou a estar perto do golo, com Rafa a seguir isolado para a área axadrezada, mas a optar pela finta em vez do remate, perdendo-se o lance.
Por esta altura, o conjunto de Petit acercava-se mais da baliza de Vlachodimos e aos 65' viu Musa cabecear ligeiramente ao lado do poste direito, após canto. Da ameaça à concretização, foi apenas uma questão de tempo. Aos 74' Sauer recebeu na direita, tabelou com Musa e depois, em zona mais interior e de fora da área, atirou rasteiro para o 1-2.
O golo entusiasmou ainda mais os axadrezados que, já depois de uma bola enviada ao ferro por Hamache, chegaram mesmo ao empate. Tudo começou num lançamento lateral rápido, com Gorré a invadir a área pela esquerda e a tocar para trás, onde surgiu o disparo de Makouta ao ângulo (80').
Houve mais Boavista nos últimos minutos e Hamache, de livre direto, ainda tentou o 3-2, mas sem sucesso.
Comentários