O Benfica é o “campeão nacional” das tecnologias digitais, segundo o “Relatório de Assistência do Futebol Europeu”, esta terça-feira apresentado pelo Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), no Porto.

De acordo com o estudo, os “encarnados” são o clube português com mais seguidores na rede social Facebook (1.118.741), possuem o site mais visto (58.841ª posição no ranking mundial) e alcançaram um maior número de seguidores no Youtube (6.457).

Por sua vez, o FC Porto leva a melhor sobre Benfica e Sporting em dois itens: número de seguidores no Twitter (44.995) e número de visitantes do website fora de Portugal: um em cada três visitantes do site dos “azuis e brancos” é estrangeiro, revela o estudo coordenado por Daniel Sá, diretor do IPAM-Porto.

Os três “grandes” do campeonato nacional - Benfica, FC Porto e Sporting - estão «num bom caminho no mundo digital», segundo o relatório, obtendo a 11ª, 14ª e 19ª posição no ranking europeu, respetivamente.

Com 30 milhões de amigos no Facebook, quase cinco milhões de seguidores no Twitter e 285.717 seguidores no Youtube, o Barcelona é o campeão europeu nas tecnologias digitais.

O rival Real Madrid fica atrás em todos os itens, com 27,8 milhões amigos no Facebook, 4,6 milhões de seguidores no Twitter e 163.424 no Youtube.

Os dois clubes espanhóis têm vindo, há vários anos, a conquistar novos mercados, muito para além dos países onde estão sedeados: os websites de Barcelona e Real Madrid têm apenas 20 por cento de visitantes espanhóis, sendo os restantes 80 por cento originários de dezenas de países dos cinco continentes.

Contudo, o site mais consultado da Europa é o do Manchester United que, a par do website do Arsenal, Liverpool, FC Barcelona e Real Madrid se encontram no lote restrito dos 5 mil sites mais visitados no mundo.

No que toca aos clubes portugueses, o Benfica tem o 16º site europeu com mais visualizações, seguido do Sporting (20º) e do FC Porto (23º).

Estes dados foram hoje apresentados durante a IV Conferência de Marketing para Desporto, organizada pelo IPAM-Porto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.